domingo, 3 de setembro de 2023

Chafariz da Praça Paris, na Glória, volta a funcionar após 6 anos

Chafariz dos Golfinhos estava desligado desde 2017; Prefeitura do Rio investiu cerca de R$ 95 mil para revitalizá-lo

Raphael Fernandes

Este sábado (02/09) foi de novidades para o bairro da Glória, na região central do Rio de Janeiro. Além da inauguração do parcão, o Chafariz dos Golfinhos, na Praça Paris, que estava sem funcionar desde 2017, foi religado.

O investimento da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), foi de cerca de R$ 95 mil. A ação teve o apoio da Subprefeitura do Centro.

Sob a supervisão da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Seconserva, foram trocados o comando elétrico, as bombas de água e os cabos de energia.

Inaugurado em 1929, o chafariz é composto por três névoas circulares, sendo duas próximas à borda e outra central, mais um jato sólido central e quatro golfinhos que jorram água – feitos em argamassa, os golfinhos são réplicas dos existentes nos jardins do Palácio de Versailles, na França.

O secretário de Conservação, Marco Aurelio Regalo de Oliveira, pediu a colaboração da população para manter monumentos e chafarizes funcionando. ”A Prefeitura investe e a Conservação zela pelos monumentos e chafarizes, mas é preciso que as pessoas nos ajudem a combater o vandalismo, que causa prejuízo e destrói bens que pertencem a toda a cidade”, disse.

Para o subprefeito do Centro, Alberto Szafran, a volta do chafariz deve atrair frequentadores para a Praça Paris. ”Esperamos que a reativação do chafariz sinalize um novo momento do nosso amado e querido bairro da Glória. Com certeza essa reinauguração vai provocar uma confluência maior de pessoas em uma das praças mais bonitas da cidade. Essa é apenas uma entre 14 áreas de convívio social que a Prefeitura está revitalizando no bairro que tem a maior quantidade de bens tombados por metro quadrado na cidade do Rio”, afirmou.

O Chafariz dos Golfinhos segue a programação dos demais da cidade, que são ligados três vezes ao dia, funcionando das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 16h às 18h.

Título e Texto: Raphael Fernandes, Diário do Rio, 2-9-2023 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-