quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Zona Norte: além da chuva, moradores reclamam do lixo nas ruas e calçadas

Problema é constante em duas das principais vias da região e morador diz que nunca viu o subprefeito Didi Vaz por lá para resolver

Amanda Raiter

Mesmo quando não está debaixo d’água, a Zona Norte do Rio fica inundada por lixo. É assim a rotina de vários pontos da região, inclusive os com IPTU mais caros. Mães que passeiam com carrinho de bebês já sabem que é inútil mudar de calçada, as sacolas com descartes tomam conta da pavimentação, ano após ano, sem que ninguém seja advertido ou o problema resolvido. “Ficamos encurralados aqui. É uma nojeira, sempre“, conta Aline Azevedo, de 41 anos, que costuma visitar a mãe no Riachuelo e passar pela Marechal Rondon, a 50 metros de onde caminhões identificados como da Secretaria Municipal de Conservação passam a noite. Os da Comlurb, que deviam estar por ali, ninguém sabe por onde andam.

Em plena Rua 24 de Maio, que liga o Maracanã ao Méier, quem aguarda em um dos pontos de ônibus tem que estar atento para não tropeçar nas trincheiras de sacolas e lixo espalhado após os catadores vasculharem, de forma destruidora, assim como no resto da cidade já se tornou praxe. “Moro há anos aqui e nunca vi o subprefeito vir à região verificar esses problemas. Se fosse Zona Sul, já teria sido resolvido” reclama um aposentado que não quis se identificar, ao criticar Didi Vaz, subprefeito da Zona Norte desde o início da gestão de Paes, em 2021, e pré-candidato a vereador. 

Se eleito, Didi será, na Câmara Municipal, o quarto nome recente daquela região, onde, nos primeiros dias do ano, dois cracudos teriam furtado a estrutura de um ponto de ônibus inteira, sem que a Prefeitura tivesse sequer chamado a polícia. “É muito triste, mas a zona norte se tornou um grande lixão a céu aberto”, fala o pensionista.

Em frente, os IPTUs mostram que não falta cobrança da Prefeitura. Em uma loja de artigos pet de tamanho modesto, o imposto predial pago ao município chega a R$ 10 mil. “Ninguém está aqui de graça. Queremos serviço mais eficiente que nem fazem com a cobrança“, completa o aposentado, destacando que ainda existe uma Taxa de Coleta de Lixo cobrada junto ao imposto.

Em nota, a Comlurb informa que a área conta com coleta domiciliar e varrição três vezes por semana. A foto mostra ponto de descarte irregular. A Companhia vai intensificar a fiscalização na área e pede para que todos colaborem com a limpeza depositando o seu lixo nos dias e horários da coleta e utilizando o Serviço de Remoção Gratuita pelo Whatsapp 21 3460-1746. A Comlurb lembra que está sujeito à multa quem descartar lixo e entulho em áreas públicas.

Título e Texto: Amanda Raiter, Diário do Rio, 17-1-2024

7 comentários:

  1. Poderia, dar uma sugestão? Simples, fácil e barata.
    Joguem e espalhem onde mora o governador do Rio, ou onde ele finge que trabalha.
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Vila Velha no Espírito Santo ES

    ResponderExcluir
  2. IMAGINEM em meus 72 anos aqui em Poa fiquei 6 dias sem luz, adivinhem quem é o governador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidadão, tu é mais novo do que eu!?! 😲

      Excluir
    2. Rochinha, por que o RS sempre se esmera em eleger esquerdistas ou gobalistas (it's the same) para os governos estadual, prefeituras, câmara dos deputados e senado federal?!

      Excluir
    3. Ambos estamos com as promissórias vencidas.
      Ninguém estuda a história do PT.
      Essa merda nasceu e depois se criou no RS. Na época só elegíamos candidatos do PT, foram anos de prefeituras e governo que alegavam orçamento participativo. Exemplos, o senador Paulo Paim e Pedro Simon, anos mo semado com projetos nunca feitos. 40 anos a globo com personagens gays de gaúchos,aí vem a galera lacrador e elege um de governador, essas merdas não honram a nossa história. A VARIG FOI DESTRUÍDA POR SER GAÚCHA. A VARIG TINHA CARGUEIROS LOTADOS DE SAPATOS GAÚCHOS PARA JFK NO TEMPO DO B-707, HOJE AS EMPRESA FECHARAM.

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-