quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Ovo frito na janela, bolsa ar-condicionado e mais: veja reações de cariocas ao intenso calor na cidade

Nos últimos cinco dias, contando esta terça (21), o Rio de Janeiro convive com uma forte onda de calor, com sensações térmicas superiores a 40ºC

Raphael Fernandes

Foto: Nestor Beremblum
”Rio 40 graus, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos”. A famosa frase cantada por Fernanda Abreu tem feito total sentido desde a última sexta-feira (17/01), quando a capital fluminense passou a conviver, de fato, com o calor costumeiro do verão.

Nos últimos cinco dias, contando esta terça (21/01), os termômetros marcando na faixa dos 40ºC, com sensações térmicas superiores a essa temperatura, se tornaram rotina no Rio de Janeiro. Em meio a isso, nas redes sociais, as pessoas mesclam reclamações com comentários cômicos.

”Pelo calor que está fazendo, acho que o Rio de Janeiro fica a 5 minutos do quinto dos infernos”, escreveu, no X (antigo Twitter), a usuária @webdivananinha. ”Calor de 87 graus no Rio de Janeiro e minha mãe fazendo sopa de ervilha”, disse, por sua vez, @crfpilots.

”O Rio de Janeiro tem que lançar um bolsa ar-condicionado. Só ventilador não está sustentando esse calor infernal”, brincou @leandroconsi.

Já no TikTok, a usuária @madudantaz gravou um vídeo fritando ovo em uma frigideira na janela de seu apartamento, aparentemente na Zona Oeste da cidade.

Motivo

O intenso calor recente no Rio, assim como no Sudeste como um todo, tem uma explicação meteorológica específica: o aquecimento adiabático. Esse fenômeno, combinado à forte incidência solar e à ausência de ventos frios de origem polar, foi responsável pelas temperaturas extremas registradas na região.

De acordo com o site especializado ”Climatempo”, o aquecimento adiabático ocorre quando o ar desce montanhas e se comprime, elevando sua temperatura. No caso do Sudeste, a presença da Serra do Mar intensifica esse processo.

O ar que desce a serra em direção ao litoral se aquece cerca de 1°C a cada 100 metros. Com a diferença de altitude entre as cidades do litoral e as regiões mais altas, essa variação pode chegar a 8°C.

Recomendações

DIÁRIO DO RIO destaca abaixo algumas sugestões do Ministério da Saúde a respeito do calor, a serem seguidas pela população. Confira:

·         Evitar permanecer sob o sol entre 10h e 16h. Além de insolação, a grande exposição ao sol, com frequência, pode provocar também o câncer de pele;

·         Usar roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo;

·         Utilizar protetor solar de fator 30 ou mais e evitar queimaduras na pele;

·         Beber muitos líquidos, para evitar a desidratação. Prefira água, água de coco e sucos de frutas naturais;

·         Ter muito cuidado com bebidas alcoólicas, que, em excesso, causam desidratação.

Título e Texto: Raphael Fernandes, Diário do Rio, 21-1-2025 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-