Foi o primeiro atendimento desde que o novo equipamento foi disponibilizado no Corcovado, nesta terça-feira (18)
O Dia
A ambulância posicionada no Cristo Redentor nesta terça-feira (18), após a morte de um turista gaúcho no último fim de semana, realizou seu primeiro atendimento. Um visitante dinamarquês passou mal por volta das 13h, na Estrada do Corcovado, enquanto fazia trilha. Segundo o relato da ocorrência, ele apresentou falta de ar.
![]() |
Foto: Reginaldo Pimenta/O Dia |
O Samu foi acionado, mas a ambulância atendeu o turista e o levou ao Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio. O homem recebeu alta no mesmo dia. Esse foi o primeiro atendimento desde que duas ambulâncias foram disponibilizadas no local.
A visitação ao Cristo Redentor foi retomada na manhã desta terça, após uma vistoria da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e do Procon-RJ. O acesso ao monumento foi interditado na segunda-feira (17), depois que o turista gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, sofreu um mal súbito e morreu nas escadarias do Complexo do Alto Corcovado, no domingo (16).
Diante do caso, a Secretaria de Defesa do Consumidor anunciou novas medidas para garantir o atendimento médico aos visitantes, entre elas o funcionamento ininterrupto dos dois postos de saúde do local, das 7h às 19h, sob responsabilidade das concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras Corcovado.
"A partir de agora, ficou determinado que o posto médico deve funcionar desde a chegada do primeiro turista até a saída do último, com toda a infraestrutura necessária para atender eventuais emergências", afirmou o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, que acompanhou a fiscalização.
A Delegacia do Consumidor (Decon) investiga se houve omissão de socorro ou crimes contra as relações de consumo no caso da morte do turista gaúcho. A apuração busca esclarecer possíveis falhas no atendimento médico, além de problemas de infraestrutura e acessibilidade na área.
Treinamento de primeiros
socorros para funcionários
Como parte das medidas de segurança, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), do Ministério da Saúde, realizará, nesta quarta-feira (19), às 6h30, no Santuário Cristo Redentor, o curso "Mãos Salvam Vidas", voltado para capacitar funcionários do Complexo do Alto Corcovado em técnicas de ressuscitação cardiopulmonar.
O treinamento, com duração de
40 minutos, será conduzido por uma equipe do Laboratório de Simulação
Realística do INC, composta por dois médicos e duas enfermeiras. A capacitação
incluirá quiz interativo sobre parada cardiorrespiratória, vídeo explicativo
com demonstração das técnicas e prática com bonecos que simulam torsos de
adultos.
Título e Texto: Redação,
O Dia, 18-3-2025, 21h29
Procon-RJ interdita Trem do Corcovado após morte de turista no Cristo Redentor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-