terça-feira, 22 de janeiro de 2013

60º capítulo (daquela Série): “Mensagem a Garcia”

Primeiro capítulo: Páginas de vida: que me ensinaram a não gostar de nacionalismos 

As primeiras chegadas dos DC-10 provocaram uma boa onda de promoções: da RAN-Rede Aérea Nacional para o Boeing-707, deste para o DC-10; de Auxiliar para 1º Comissário, daqui para Chefe de Equipe ou Chefe de Cabine no DC-10.
A mim, como viram no capítulo anterior, coube-me a promoção para o DC-10, como Auxiliar.
Na segunda chegada, dezembro de 1974, as promoções e movimentações continuaram. Desta feita, alguns Auxiliares do DC-10, que não tinham tempo suficiente, foram promovidos para Chefe de Cabine, por indicação dos seus Chefes de Equipe. (As tripulações eram fixas).
Mas a ‘felicidade’ não era total, como podem ter pensado. O conceito de antiguidade e/ou senioridade estava longe de ser seguido. Portanto, era natural a insatisfação e o desconforto sentidos por alguns. 
Foi por essa altura que a Gerência ou a Diretoria, não me lembro exatamente, soltou uma circular motivacional “Mensagem a Garcia”. É uma história, de Elbert Hubbard, usada como exemplo de uma pessoa que, por sua própria iniciativa, é capaz de levar a cabo qualquer tarefa, sem ficar perguntando o quê ou como…
Todas as minhas simpatias pertencem ao homem que trabalha, fazendo o que seve ser feito, melhorando o que pode ser melhorado, ajudando sem exigir ajuda. É o homem que, ao lhe ser confiada uma carta para Garcia, toma a missiva e, sem a intenção de jogá-la na primeira sarjeta, entrega-a ao destinatário. Esse homem nunca ficará ‘encostado’, nem pedirá que lhe façam favores.” (Mais informações sobre o artigo de Elbert Hubbard aqui).
Pois bem, essa circular mereceu uma carta anônima, que questionava alguns princípios, atos e atitudes da Chefia, Gerência e Diretoria. Referia a “chefes que brandem chicotes que ferem moralmente” e concluía desta forma:
Até da lama imunda se constrói uma obra de arte. Haja um escultor! 

Próximo capítulo:
61º capítulo (daquela Série): Não falo alemão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-