sexta-feira, 12 de julho de 2013

Confusão em frente ao Palácio Guanabara, Largo do Machado...

Policiais na Rua Paissandu, Rio, 11-7-2013, foto: Raquel Boechat
Ontem passei aperto. Fiquei dentro de um ônibus próximo ao Largo do Machado, com a trocadora, no meio do fogo cruzado do choque policial e os manifestantes. Foi terrível. O motorista amedrontado abandonou o ônibus com medo de ser incendiado. Mas consegui frieza, fechei todos os vidros, pedi à trocadora que recolhesse o dinheiro do caixa e guardasse com ela, apagasse as luzes e fechasse as portas, ficamos no escuro e abaixadas vendo o corre-corre e a pancadaria. Transeuntes, moradores e pessoas no ponto de ônibus, ninguém escapou, comércio fechando as portas e pessoas sem ter pra onde correr, tentando escapar das bombas de gás que o secretário Beltrame mandou comprar com efeito muito mais forte. Estava na porta do Palácio do governo resolvi sair um pouco antes da chegada de novos manifestantes. Vi chegarem dois caveirões e o carro de água da polícia. Começaram fechando as ruas, cercando os locais de fuga possiveis em redor da manifestaçao, o Metrô do Largo do Machado, e percebi que ia haver um enorme confronto. Já estava no ponto de ônibus e falei pro motorista sair logo porque a coisa ia ficar séria. Mas não conseguimos ir se não até o próximo ponto na rua Marquês de Abrantes. A confusão se expalhou pelas ruas e bairros ao redor, pessoas botavam fogo nas caçambas de lixo nas ruas para tentar atrasar a fúria dos policiais sedentos de vigança. Mas o Governador vai pagar por isso. Ele acha que vai intimidar mas está ficando cada dia pior a sua permanência no governo... Vamos ver.
Texto: Dayse Mattos, 12-7-2013

Rua Coelho Neto, 11-7-2013, foto: Raquel Boechat

3 comentários:

  1. A sede do poder executivo do Estado do Rio de Janeiro, na Pinheiro Machado, é o Palácio Guanabara, que foi construido para servir de residência da Princesa Isabel, que lá viveu após casar-se com o Conde D'Eu, um dos maiores corruptos que esse país já teve. O palácio Laranjeiras não fica tão longe dali, não está à vista de quem passa pela rua e é a residência do Governador… fica na Pereira da Silva, também nas Laranjeiras. Palácio Guanabara é um, palácio Laranjeiras é outro.
    Paulo Felske de Moura

    ResponderExcluir
  2. Adorei ver minhas fotos! Obrigada por prestigiar e por dar o crédito! Esse dia 11/07, inclusive, é inesquecível pra mim. No ataque da PM ao hospital, em frente ao Palácio Laranjeiras, eu estava fotografando na entrada, as bombas não paravam de ser lançadas e tive que fugir do ar irrespirável. Corri de volta para dentro do hospital esquecendo (e não vendo de tanto gás) que havia uma porta de blindex na entrada. Atravessei com o corpo. Mas, como pode-se constatar, sobrevivi ;) Grande abraço!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-