quarta-feira, 17 de julho de 2013

Constituição Pinóquio


Paulo Contreiras
Ulisses Guimarães, então Presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, ao promulgar a Constituição Federal intitulou-a Constituição Cidadã. Na minha opinião o seu nome adequado deveria ser Constituição Pinóquio tantas são as mentiras que ela contém.

Todos conhecem a história do menino Pinóquio que tinha a compulsão pela mentira. A maior delas está logo no início no cap. 1 Art. 5º quando diz que: Todos são iguais perante a lei. Alguém de sã consciência acredita nisto? Para citar apenas um exemplo: Quando um magistrado é cassado por corrupção, ele vai para casa, aposentado com seu salário integral, provavelmente sem atrasar nenhum dia. Entretanto, nós, aposentados dos institutos AERUS e AEROS, estamos com nossas aposentadorias confiscadas (um dinheiro honesto) sendo que as do Plano 1 (Varig/Aerus) quase que integralmente confiscadas. Recebemos (acredite, se quiser!) apenas 8% do que temos direito. Isto é ser iguais perante a lei?

Jamil R. J. Oliveira
Vale a pena lembrar que já tivemos dois votos magistrais, do Juiz Jamil R.J. Oliveira e da MinistraCármen Lúcia, verdadeiras aulas do que seja fazer Justiça com letra maiúscula, reconhecendo integralmente nossos direitos. Registre-se que o Juiz Jamil rejeitou todos os subterfúgios apresentados pelo advogado da AGU Luiz I. A. da Silva.                                
Voltemos ao Pinóquio: diz a Constituição no Titulo VIII, capitulo II, seção III, da Previdência Social, art. 201, parágrafo 4: É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios definidos em lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20 de 1998).                                                                            
A realidade: Aposentei em dezembro de 1991 após 37 anos de voo na VARIG, isto depois de ter contribuído pelo máximo durante algum tempo, com 6,7 salários mínimos. Hoje, depois de 21 anos aposentado e aos 81 anos de idade recebo pouco mais de 3 salários (mínimos). Se continuarmos a procurar certamente muitas outras mentiras acharemos.
                                                 
Para terminar, um recado para quem tem as condições e o poder de acabar com esta injustiça. A indignação está nos fazendo ficar doentes no corpo e na alma. Repito o que já escrevi muitas vezes e repetirei quantas for necessário: NÃO TEMOS MAIS TEMPO PARA ESPERAR. Desculpem, mais uma repetição: Frase do Rei mais sábio que já existiu, o Rei Salomão:       
A ESPERANÇA QUE SE ADIA FAZ ADOECER O CORAÇÃO.   
PS: Nós aposentados seremos eternamente Gratos a Suas Excelências Juiz Jamil R.J. Oliveira e Ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal.

Título e Texto: Paulo Drummond de Macedo Contreiras, aposentado AERUS, Rio, 17-7-2013 

Relacionados:

Do mesmo autor:

4 comentários:

  1. Quando leio essas coisas o eu coração treme. Me causa uma revolta imensa, pois meu marido sofre do mesmo mal praticamente. E este mal foi causado pelo Collor quando presidente da república, onde extinguiu a Petromisa, empresa em que ele trabalhava. O processo de pois de rolar durante duas décadas o STF aprovou a reintegração dos funcionários à Petrobrás, mas só reintegraram aqueles da panelinha petista, quando Jose Eduardo Dutra foi presidente. Este foi funcionário da Petromisa e na época da sua extinção era o presidente do sindicato da classe.
    Vivemos numa míngua, quando poderíamos estar melhor, já que ele contribuiu durante 40 anos para a previdência.
    Minha revolta se dá por isso. Vejo a velhice chegando e os recursos saindo do nosso controle e indo para as contas bancárias do politicos corruptos.
    É deprimente.

    ResponderExcluir
  2. Solidarizo-me com Sueli Guerra Bessa que passou pelas mesmas mazelas que estamos passando. Quando
    este país se tornará um lugar onde impera a Justiça ?
    Abraços
    Paulo Drummond de Macedo Contreiras,
    aposentado AERUS.

    ResponderExcluir
  3. Quando meu amigo? Se vivo a minha vida a esperar?
    Não tem sido fácil e tenho a sorte de ter uma saúde razoável sem mazelas, com o coração funcionando legalzinho e apaixonado como sempre. Outros no meu lugar já estaria do outro lado, pois tem dia que a minha ira é tanta que eu nem sei como consigo me controlar, ante as notícias de corrupção e o roubo do meu, do seu, do nosso patrimônio. Minha fé é que me leva.

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga Sueli Bessa Guerra. Permita-me que a chame assim pois sofremos do mesmo mal que grassa neste pais , a injustiça. Eu errei quando falei que você já passou pelas mesmas mazelas que nós estamos passando. Na realidade você continua passando e levará consigo esta dor. Em recente artigo que escrevi, disse : Nada é mais doloroso que a dor da injustiça. Esta É A DOR QUE VOCÊ CERTAMENTE SENTE ATÉ HOJE . Receba uma vez mais minha solidariedade. Oxalá eu tivesse mais para dar.
    Paulo Drummond de Macedo Contreiras , aposentado AERUS.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-