quarta-feira, 17 de julho de 2013

Exportações puxam pela economia e ampliam excedente externo para mais de 6%


Rui Peres Jorge
Peso das exportações no PIB passa de 28% em 2009 para 43% em 2014. Excedente externo superará os 6%, prevê o Banco de Portugal

O Banco de Portugal espera que as exportações tenham um desempenho positivo em 2013 e 2014 puxadas por ganhos de quota de mercado das empresas portuguesas.
Segundo o Banco de Portugal, que actualizou nesta terça-feira as suas previsões no quadro do Boletim de Verão, as exportações deverão crescer 4,7% este ano e 5,5% no próximo ano. A explicar este desempenho está o ganho de quotas de mercado fora da União Europeia e em produtos energéticos, espera o banco central.
Com este desempenho, o peso das exportações no PIB aumentará de 28% em 2009 para cerca de 43% no próximo ano, um resultado do aumento das vendas ao exterior, mas também das sucessivas contracções do PIB.
O desempenho das empresas exportadoras dá um contributo decisivo para o bom desempenho das contas externas. O saldo da balança corrente e de capital aumentará da posição de equilíbrio orçamental de 2012 para 6,4% do PIB em 2014. No anterior relatório do Banco de Portugal apontava para um saldo positivo bem inferior (4,8% do PIB).
Este ano o excedente externo ficará em 4,5% do PIB e 2014, a confirmarem-se as projecções, sera o terceiro ano consecutivo de saldo exterior positivo, depois de várias décadas de défice.
Quanto à balança de bens e serviços, 2014 também será o terceiro ano seguido de excedente. Atingirá 3% do PIB este ano e 4,9% em 2014.
“Esta evolução é fundamental para consolidar o regresso da posição de investimento internacional a uma trajectória sustentável, assegurando condições de solvabilidade intertemporal da dívida externa e promovendo, por esta via, uma gradual normalização das condições de financiamento da economia portuguesa ao longo do horizonte de projecção”, refere a instituição presidida por Carlos Costa.


Título e Texto: Rui Peres Jorge, Jornal de Negócios, 16-7-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-