sexta-feira, 12 de julho de 2013

Portugal apresenta terceira maior subida da produção industrial na Zona Euro


Diogo Cavaleiro
Terá sido a chuva a impulsionar a produção energética em Portugal no mês de Maio, o que dinamizou a produção industrial. Na Europa, só a Lituânia e a Estónia reportaram melhores dados que o Portugal. Na análise mensal, o País é número um.
Portugal registou o terceiro maior aumento da produção industrial na Zona Euro em Maio quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Na região, o saldo até foi negativo.
Enquanto desceu 1,3% na união monetária e 1,6% na União Europeia a 27, a produção industrial subiu 4,5% em Portugal, de acordo com os dados disponibilizados esta sexta-feira pelo gabinete de estatísticas europeu. No mês de Abril, a variação homóloga tinha sido de 2,3%, embora nos meses anteriores de 2013 o valor tenha sido sempre negativo.  
No final de Junho, o Instituto Nacional de Estatística (INE) reportou um avanço de 4,4% na produção industrial em Maio, onde o aumento na produção de energia foi o principal responsável pelo desempenho. Esse comportamento foi atribuído à energia hidroeléctrica, devido ao elevado nível de pluviosidade que se registou em Maio quando comparado com o mesmo mês de 2012.
Portugal foi apenas superado pela Lituânia e pela Estónia, onde se registaram avanços de 21,6% e de 6,3%, respectivamente, no indicador em análise. Em sentido oposto, encontram-se países como a Irlanda e a Suécia, com quebras da produção na indústria de 7,7%.
Na Zona Euro, a energia marcou uma subida de 0,2% mas grande parte dos outros indicadores deslizaram, nomeadamente os bens de consumo duradouro, com um recuo de 6,2%.
Portugal com maior subida na análise mensal
Quando se analisa a evolução de Maio mas comparando apenas com o mês anterior, Portugal passa a apresentar o melhor desempenho, de acordo com o Eurostat.
A subida de 6,1% em Maio é a mais elevada da União Europeia, seguida pela da Letónia, com um aumento de 2,2%. Em Abril, a produção industrial tinha caído 3,2% em Portugal.
Título e Texto: Diogo Cavaleiro, Jornal de Negócios, 12 Julho 2013, 10:38

Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-