terça-feira, 26 de novembro de 2013

O governo do Brasil me ‘copula’ três vezes


Trabalhei 32 anos na Varig.
Descontei para o Instituto AERUS de Seguridade Social (previdência complementar privada) desde a sua fundação, em 1983. Descontei mensalmente durante 20 anos!
Em abril de 2006, depois de muitas trapalhadas entre a patrocinadora e o Instituto – foram 21 renegociações (ou repactuações) da dívida, TODAS autorizadas pelo órgão FEDERAL responsável pela supervisão e fiscalização das entidades fechadas de previdência complementar), o governo federal decidiu intervir para liquidar.
As poupanças daqueles que estavam na ativa esfumaram-se.
Os benefícios mensais dos assistidos foram reduzidos em até 92%!!

O órgão FEDERAL supervisor e fiscalizador das entidades fechadas de previdência complementar até hoje – vai fazer OITO anos! – está assobiando para o lado… e cumprindo à risca a máxima do seu anterior chefe, Lula da Silva: nada sei, nada vi, nada escutei.


Ora, como é fácil de deduzir, a vida tornou-se difícil para a grande maioria desses trabalhadores. Se alguns conseguiram colocação, no Brasil ou no Exterior, se alguns tinham uma boa situação econômico-financeira suficiente para aguentar o tranco, uma grande parte não conseguiu recolocação e o seu pé-de-meia era, justamente, as contribuições – poupança – para o Aerus. Era com isso que eles contavam. De repente tudo desmoronou…

Sou aposentado pelo INSS, e como recebo um valor superior a um salário mínimo, o reajuste que me cabe é sempre MENOR do que a inflação do período. Ou seja, o governo persegue um achatamento até que eu venha a receber o equivalente a um salário mínimo.

Pessoalmente, graças a Deus, a minha família pôde me ajudar. Mudei-me então para Portugal em fevereiro de 2010.
Recebo por via legal e oficial (convênio internacional Brasil/Portugal) o meu benefício mensal do Instituto Nacional de Previdência Social. Há uns meses notei uma diminuição no valor mensal. Atribuí, bestamente, à desvalorização do Real frente ao Euro. Até que numa noite de sábado eu soube da triste verdade: aposentados pelo INSS residentes no Exterior são garfados, sim, a expressão é mesmo esta, em vinte e cinco por cento dos seus vencimentos. Entenda, generoso leitor, esse desconto é só para quem mora fora do Brasil!!

Relacionados:
PQP! Mais uma truta do governo dos trabalhadores do "Brasil para todos" nas bundas dos aposentados pelo INSS que moram no Exterior!

Um comentário:

  1. Cão que fuma:
    Você devia ir logo direto, no popular… risos
    Hamilton

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-