quarta-feira, 15 de abril de 2015

TAP "desesperada" afasta comprador

Situação financeira difícil leva dono da Avianca a recuar na proposta
A situação financeira "desesperada" da TAP, para a qual alertou João Cantiga Esteves, presidente da comissão de privatização da transportadora aérea, afastou Germán Efromovich, dono da colombiana Avianca, que exprimiu o desejo de adquirir 66% do capital da companhia, avança esta quarta-feira o site colombiano Reportur.co


A Avianca confirmou, por meio do diretor, Fabio Villegas Ramírez, que nem a companhia, nem nenhuma das suas subsidiárias, estão interessadas na compra da Transportadora Aérea Portuguesa. A empresa que vier a comprar a TAP deverá desembolsar cerca de 1.200 milhões de euros, o valor estipulado pela companhia, que conta com uma frota de 77 aviões e cerca de cinco mil funcionários.

Air Europa também recusa
Também a Air Europa, companhia aérea detida pelo grupo espanhol Globalia, desistiu de comprar a TAP, devido à elevada dívida da transportadora portuguesa e à impossibilidade de geri-la com "critérios privados".

A dívida do Grupo TAP, que inclui a companhia aérea, uma unidade de manutenção e engenharia no Brasil e uma empresa de gestão de carga e bagagens, atingiu os 1.060 milhões de euros em 2014, um valor estável em relação ao ano anterior.

O presidente da Globalia, Juan José Hidalgo, citado esta quarta-feira pela agência espanhola Efe, disse que o grupo "desistiu" da ideia de adquirir a TAP, acrescentando o motivo: "Não se pode comprar uma empresa com tanto endividamento que não se possa sanear".

Com a saída do colombiano-polaco Efromovich e do espanhol Hidalgo da lista de interessados na compra da TAP, figuram ainda David Neeleman, dono da companhia Azul e da empresa brasileira Gol, Miguel Pais do Amaral e ainda três gestoras de fundos de capital privado, como a norte-americana Apollo Global Management. 
Título e Texto: Agência Lusa/Correio da Manhã, 15-4-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-