terça-feira, 31 de janeiro de 2017

[Atualidade em xeque] A dupla face

José Manuel

Confesso que as últimas atitudes do novo presidente americano, mexeram comigo, pela preocupação com o caminho que essas atitudes inesperadas, inexplicáveis, poderiam estar levando a vários tipos de confrontos, inclusive o beligerante.

Por isso perdi o meu tempo escrevendo aqui alguns artigos sobre o que isso pode representar não só para a nação americana, mas também para a humanidade como um todo.

Escrevo ‘perdi o meu tempo’, porque as últimas notícias nos trazem um outro aspecto da verborragia presidencial que o futuro se incumbirá de demonstrar mais claramente.

Os últimos acontecimentos, como o entrevero com o presidente do México, mostram claramente que são apenas bravatas com componentes de mentira.

No caso do México, a reação do seu presidente, ignorando simplesmente uma agenda para discutir o tal muro, levou o americano a retroceder em seu discurso e, o que é pior, alegando que em conversa a dois haviam chegado ao consenso de que não era a hora para tal encontro. Mentira, não houve nenhum telefonema.

Depois, disse que vai sobretaxar os produtos mexicanos, o que é risível, cômico até, pois quem vai pagar por isso serão os próprios americanos.

Claro que irá dizer que resolveu cancelar o projeto, para não penalizar o país amigo blá-blá-blá.

Dois outros fatos fizeram com que o americano desse uma espécie de marcha a ré em seus discursos xenófobos, muito acentuadamente, o que vem provar mais uma vez que são apenas mais bravatas.

A declaração do Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau sobre a abertura do Canadá aos milhares de refugiados, deixou o seu colega numa saia justa, até porque ele pretendia discutir muito proximamente o acordo do Nafta (Tratado Norte Americano de livre Comércio), o que eu duvido que faça agora, depois de um tapa de veludo na face do bravateiro.

O seu último decreto sobre a proibição dos imigrantes com Green Card, é de uma irresponsabilidade sem par na história da nação americana, pegando o mundo desprevenido, fazendo muita gente sofrer e causando o caos nos aeroportos mundiais assim como nos nacionais. Até tripulantes ele proibiu de entrar, pois no seu entendimento, aeronaves voam sozinhas.

A atitude da Juíza federal, Ann Donnelly da corte distrital do Brooklyn, foi o segundo tapa na outra face, fazendo com que ele tivesse de voltar atrás nas suas ideias geniais.

Depois, os principais líderes mundiais condenaram veementemente as atitudes do Cacique, como a Chanceler Angela Merkel, tendo que lhe lembrar que existe um tratado ou convenção internacional de Genebra, sobre leis internacionais relativas ao Direito Humanitário Internacional e aplicável a conflitos armados.

A última bravata é a de que vai exigir que passageiros em visita aos USA, relatem seus contatos pessoais e sites visitados em formulário próprio. Vai esbarrar na proteção à privacidade e claro voltar atrás novamente.

Os próximos passos do Cacique provavelmente serão bravatas e mais bravatas, sempre mostrando midiaticamente os decretos assinados, para logo a seguir ter que voltar atrás. Quem irá derrubá-lo serão os prefeitos das cidades americanas numa série de atitudes em cadeia que o deixarão tão fragilizado que será nada mais que um adorno dourado no salão oval.

Não custa relembrar o que escreveu o biógrafo Timothy L. O'Brien, em seu livro “Trump Nation: The Art of Being The Donald.”:

"Trump é uma pessoa perigosa", alerta O'Brien. "É perigoso porque é intencionalmente ignorante e profundamente intolerante. Porque é inseguro sobre quem ele é, e exagera em suas reações. Alguém que tem acesso ao 'botão nuclear', mas não tem nenhum senso sobre parâmetros dos assuntos globais é, por natureza, uma pessoa perigosa." 
Título e Texto: José Manuel - não dá mesmo para perder tempo com personalidades exóticas. 31-1-2017

Colunas anteriores:

16 comentários:

  1. Se você realmente acha que o presidente americano tem acesso irrestrito ao arsenal nuclear americano, não podemos mais debater sobre as políticas americanas.
    Creio que somente a Rússia, a China, o Paquistão e a Índia tenham isso.
    As leis americanas e a constituição PROÍBEM O PRESIDENTE DE DECLARAR GUERRA OU RESPONDER A UM ATAQUE INIMIGO POR SUA ÚNICA VONTADE.
    O PRESIDENTE AMERICANO É APENAS UM objeto político.
    Suas ações e decretos são submetidos à suprema corte e ao congresso.
    Nos Estados Unidos não existem MEDIDAS PROVISÓRIAS.
    Vou dar um exemplo:
    Se o presidente edita um decreto, qualquer estado americano pode a qualquer momento não cumprir, obrigando a suprema corte a intervir e ao congresso analisar.
    O nome ESTADOS UNIDOS significa uma confederação de ESTADOS INDEPENDENTES.
    No Brasil somos uma FEDERAÇÃO, TODOS ESTADOS OBEDECEM AS MESMAS LEIS.
    O centro de operações nuclear é em Omaha.
    Se detectado e avisado de um ataque o presidente americano ordena o contra ataque em 30 segundos.
    Se o Presidente ordena uma ataque, deve consultar no "situation room" conselheiros militares e civis espalhados pelo mundo.
    Haverá uma reunião do "staff" do serviço secreto para determinar o porque e as as faculdades mentais do presidente.
    Mantida a decisão haverá uma nova reunião no "war room" com o diretos do pentágono e do centro de operações em Omaha.
    Alem disso existem 5 níveis de alerta.
    Defcom 5 blue
    Defcom 4 green
    Defcom 3 yellow
    Defcom 4 orange
    Defcom 5 red
    E cada setor de defesa podem ter Defcons em cores diferentes dependendo de onde o ataque é esperado ou vai ser realizado.
    Na crise de Cuba apenas o controle aéreo estratégico ficou em defcom 2.
    Quantas vezes serão necessárias dizer que o presidente americano não possui essa autonomia que o mundo lhes dá.
    fui





    ResponderExcluir
  2. Não sei se este cara vai terminar seu mandato... Ainda bem que as instituições americanas tem força para barrar os absurdos... Bom texto, José Manuel ! Cada vez melhor...

    ResponderExcluir
  3. Olá Zé.
    Espero que o Trump não venha a ser tornar um segundo Hitler.
    Excelente texto!
    Abraços
    Avellar

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Rochinha, Habitz, Avellar por se fazerem presentes à minha coluna
    Eu realmente nunca tive receio de que este psicopata, por que é exatamente isso quele é e o tempo se encarregará de o confirmar, venha a causar uma hecatombe nuclear.
    Antes dele como escreveu o Rochinha muita gente puxará a sua orelha.
    Fiquei apreensivo no início porque tenho bom faro e este sujeito cheira mal pelo que vai fazer sofrer uma quantidade imensa de pessoas, como os imigrantes por exemplo. Sou imigrante , filho de imigrantes que tiveram que procurar uma novo vida em outro país, exatamente por causa de um débil mental de bigodinho que ninguém teve coragem de parar. Sei muito bem o que significa ser imigrante e fico condoído na medida da sua verborragia incessante. Nesta última semana fatos novos me fizeram acreditar que o Cacique Penacho Amarelo, não vá lá das pernas porque todo o fanfarrão é em essência covarde, então tomei a decisão de não mais perder o meu tempo com a sua imbecilidade.
    Um abraço a vocês
    José Manuel

    ResponderExcluir
  5. Macaco numa cristaleira....

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente noto que há mais fãs da pseudo política socialista, do que a luta para melhoraras visões patriotas, e proteger justamente o que é nosso.
    Como já escrevi, as visões políticas e religiosas socialistas, são ideologias ultrapassadas num mundo moderno.
    A igreja católica inventou o comunismo que Mark copiou habilmente.
    Hoje os muçulmanos fazem com força física o que a igreja evangélica faz com a força mental, tudo que a igreja católica fez durante a renascença e no iluminismo.
    A melhor maneira que existe no mundo de fazer social é trabalhando, produzindo, pagando impostos e que os governos simplesmente usem-nos para toda a sociedade igualmente com está escrito na maioria da s constituições do mundo.
    Eu penso no meu país, na minha família.
    Façamos o melhor para nós, e que os outros façam pelos deles.
    Imbecil ou não TRUMP quer o protecionismo das economias do seu país, eu quero que também façamos o mesmo.
    Tudo na vida particular, social e coletiva só tem sentido, com liberdade, democracia e PROTEÇÃO.
    PROTEGER é o único algoritmo que nos dá segurança.
    PROTEGER nossas famílias, nossa comunidades, nosso país, nossas plantações, nossos recurso naturais, nossas produções pecuárias e tecnológicas. nossa fronteiras, enfim relativizar isso é ser completamente niilista, egoísta e insignificante.
    bom dia
    fui...
    P.S. Prefiro o macaco quebrando os cristais da hipocrisia, do que tentando matar sua família pela fome.

    ResponderExcluir
  7. O mundo atual em meio a crises , aqui e acolá, vem enfrentando severas dificuldades envolvendo fome ( principalmente nos diversos países da África , mas não somente por lá) , conflitos e guerra civil localizados e , não obstante, a questão mais polêmica e importante dos nossos dias que são os milhares de refugiados abandonando suas terras de origem em busca de paz, trabalho e vida decente no continente europeu. Como se não bastasse, obrigam-se a enfrentar a grande ameaça ao globo terrestre ( não somente aos muçulmanos) proveniente da maior e potente nação econômica mundial : Os Estados Unidos .
    Trump não foi eleito pelo voto popular , mas por delegados que compõe uma intrincada legislação eleitoral norte americana.
    Aquele presidente é um notório e brilhante empresário do ramo imobiliário; onde põe a mão com seu empreendedorismo parece mais o "Rei Midas" .
    Não é necessário ser psicólogo ou psiquiatra para perceber que Trump é um sujeito extremamente vaidoso , e que se acha o "tal" na mídia, pelo fato de ser milionário ; por essa razão, julga poder tudo, não concebe ser contrariado , e acredita que suas ordens serão cumpridas à risca , custe o que custar . Ainda, parece acreditar que está acima da lei , com base na premissa de que seus ideais como presidente recém-eleito são transformar os Estados Unidos em um país "triple A", superior às demais nações. Outra característica de Trump é a forte soberba, que talvez o impeça de enxergar detalhes mais sutis na condução e gestão de uma nação daquele porte.
    Como presidente Trump pode muito, mas não pode tudo ! Existe um congresso com poder decisório e uma constituição com base na democracia a ser cumprida. O poder judiciário funciona a contento; aliás, a juiza Ann Donnely já deu-lhe a primeira "rasteira" , mostrando que a"banda toca diferente".
    Resguardadas as devidas proporções, Trump aparenta alguma semelhança com as propostas de Hitler , o que representa um perigo para os demais países.
    Caso prossiga com seu nefasto intento em segregar , isolar e manter a América do norte acima de todas as demais opiniões , Trump cairá pelas próprias mãos do povo americano , seus compatriotas !
    Se não for dessa forma, será derrubado pela implacável terceira lei da física ( Newton) . Provavelmente desta não escapará.
    Trump está sendo odiado por centenas de milhares mundo afora, mas muitos acreditam que ele possa ser um "mal necessário" , no combate ao terrorismo, ao ISIS e aos imigrantes ilegais . Ledo engano.
    Tudo isso pode ser sorte ou pode ser azar; depende do que vier depois ... veremos.

    Grande dia a todos.

    Sidnei Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Perfeito o seu comentário, vai quebrar tudo
    José Manuel

    ResponderExcluir
  9. Engraçado que vira e mexe na bosta TODO ESSE PESSOAL POLITICAMENTE CORRETO CITA HITLER.
    Nenhum de vocês parece ter estudado a história da ascensão de Hitler ao poder.
    Ninguém se interessa pela verdadeira história.
    Criticam seus erros, claro que que são terríveis, mas esquecem justamente de todo o processo de sua ascensão.
    As multas impostas e os acordos pós primeira guerra impuseram ao povo alemão pobreza, fome e exílio na Europa.
    Os judeus tinham permissão para viajar para onde queriam.
    Sua maioria trabalhava em bancos e instituições públicas, ou tinham seus próprios negócios de exploração.
    A Alemanha estava proibida de ter acesso irrestrito ao Petróleo e outros benefícios dos países vizinhos.
    Um empregado alemão necessitava de um carrinho de mão para carregar seu salário.
    Não havia bens disponíveis no mercado.
    Em 1923 os preços aumentaram 452.998.200 de vezes.
    Para imaginar digamos que 1 litro de leite de 2 reais, custasse 1 ano depois 905.996.400,00 reais.
    A Alemanha sobreviveu baseada nos sistema FAIR TRADE.
    Chegou um dia que a passagem de bonde custava 1 bilhão de marcos.
    Hjalmar Schacht salvou a Alemanha.
    Passaram a usar o carvão como fonte de gasogênio.
    Construíram empresas sólidas, TECNOLOGIA, SEM PEDIR NADA A NINGUÉM;
    DISSO TUDO NASCEU HITLER...
    SANÇÕES CRIMINOSAS
    UM POVO MORRENDO DE FOME E FRIO
    Algum filho de uma puta vai dizer que isso não inocenta Hitler, mas inocenta um povo.
    Agora no Brasil durante nossa época mais brilhante economicamente, colocamos como PRESIDENTE um HITLER ÀS AVESSAS.
    UM HITLER QUE DESTRUIU O PAÍS.
    SEM NACIONALISMO, SEM PATRIOTISMO NENHUM UM IDIOTA QUEBROU O PAÍS, SEGUIDO CEGAMENTE POR SERES HUMANOS IMBECIS POLITICAMENTE CORRETOS.
    O PECADO DE HITLER FOI VENIAL, o pecado da mula nordestina de Garanhuns
    foi mortal.
    Deixem os americanos decidirem o que é melhor para eles, já que aqui nós escolhemos sempre o que é pior para nós.
    Eu costumo afirmar a décima lei de Newton: o que a boca fala o CU paga.
    fui...

    ResponderExcluir
  10. Ao que tudo indica, Trump, assim como Hitler (ambos insanos e talvez com alguma característica aparentemente esquizofrênica) tenta apresentar um mega programa de governo protecionista , voltado exclusivamente para o seu povo. Hitler procedeu do mesmo jeito .
    Ambos com o espírito de São Mateus, que passou por sete pobres e foi dar aos seus...
    No período pós-guerra não se tinha a ideia que viria quatro décadas mais tarde algo que mudaria o comportamento do planeta :
    A globalização e o avanço tecnológico com a informática!
    E por mais que Trump ou outro destrambelhado queira, nada será como antes!
    Muito do que Trump decidir nos Estados Unidos poderá mexer com programas e atitudes de governos em outros países, principalmente o Brasil.
    Donald Trump é sim , uma ameaça às demais nações ! A mídia tem mostrado diariamente os veementes protestos por toda a parte, inclusive comentários de diversos chefes de governo , os quais desaprovam a conduta irracional daquele Chefe de Estado.
    Assim, o problema não está em querer proteger o seu povo e a sua economia , mas sim o "modus operandi" aplicado na prática.
    Afinal de contas, há tantos insanos e visionários espalhados por aí ...

    Abração.

    Sidnei Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Bem mais um ledo engano, HITLER NÃO PROCEDEU ASSIM, o estado protecionista alemão foi utilizado pelas sanções impostas pela primeira guerra.
    Quando Hitler assumiu a república alemã estava sadia, já haviam demitido Hjalmar Schacht o grande pai da recuperação alemã.
    Desculpe-me SENHOR SIDNEI ESTA É UMA HISTÓRIA DA QUAL SOU EXPERT.
    Aliás desafio aqui quem conheça Hjalmar Schacht sem ser pelo google.

    http://jornalggn.com.br/noticia/hjalmar-schacht-mago-da-economia-e-pai-do-plano-real-por-motta-araujo
    Hjalmar Schacht mago da economia e verdadeiro pai do plano real mesmo após sua morte.
    LER A HISTÓRIA FAZ BEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns , Vander, e de pleno acordo! Temos que nos especializar em alguma coisa que nos dê prazer . Confesso que o conteúdo de "Mein Kampf" não é lá do meu gosto , mas cada um de nós tem suas predileções ( e , por que não dizer, loucuras ).

      Prefiro o universo musical dos anos 60/70 , em especial Liverpool e seus renomados prodígios .
      Entretanto, sempre é bom aprendermos com pontos de vista divergentes, contudo esclarecedores em outras matérias.

      Estou lendo "Here, there and everywhere" do engenheiro de som Geoff Emerick , que trabalhou nos estúdios da EMI (London - Abbey Road ) por quase uma década , gravando a maior banda do século!
      Grande abraço.

      Sidnei

      Excluir
  12. Interessante, mas o que tenho lido na mídia europeia inclusive a portuguesa me mostra que os personagens do Walt Disney estão sendo adorados como salvadores do mundo. Isso me faz pensar seriamente que a nostalgia Hitlerista e Salazarista que estava embotada num canto qualquer, fazia muita falta e parece que ressurge com o novo presidente made in USA. Quando questiono o senhor dos anéis, não o faço pelo o que poderá acontecer em seu país pois isso estou me lixando. Aliás os delegados que o pariram, que comam esse abacaxi azedo. Agora, me preocupa e muito saber o quanto ele fará sofrer e separar famílias que imigraram inclusive com visto de permanência, porque ele nunca sofreu isso na pele. Isso me incomoda.
    A brutalidade de suas atitudes, como por exemplo dizer que que as discussões sobre o meio ambiente são papo furado. Isso também me incomoda porque me diz respeito como cidadão deste planeta. Me incomoda quando ele afirma que a ONU é um clube de chá entre amiguinhos.
    O resto, que faça o que quiser, até porque o destino dele já está traçado mesmo antes de ser empossado. Outra coisa, o nome do meio é John Donald John Trump
    José Manuel

    ResponderExcluir
  13. O CONTEÚDO DE MEUS COMENTÁRIOS NÃO FORAM EXTRAÍDOS DO LIVRO "MEIN KAMPF".
    O conteúdo explicitado vem da história alemã pós primeira guerra.
    Ler o livro de Hitler não me torna nazista.
    Me torna sábio.
    Li a bíblia toda, digamos que Deus jamais puniu Caim, e não há crime mais horrendo que matar alguém da família.
    Sou ateu porque a tal de bíblia é misógina, escravagista, preconceituosa tudo em nome de um ser egoísta que vocês chamam de deus.
    Continuo afirmando que devemos PROTEGER o que é nosso.
    Sem PROTEÇÃO solidária não existe democracia nem liberdades.
    Nós formado pela escola técnica da VARIG tínhamos 12 carteiras técnicas.
    Na minha idade não leio livros técnicos mais, leio, livros para entender significados filosóficos.
    Atualmente leio "Crepúsculo dos ídolos" Nietzsche, os ideologistas não gostam de discutir ideologias.

    ResponderExcluir
  14. Também aí estamos de acordo , Vander ;
    Nietzsche e Sêneca, por exemplo, são dois grandes filósofos cujas obras valem a pena serem lidas.
    Mas penso que, crenças e ideologias à parte , o amigo talvez esteja confundindo A saga dos Filisteus com as sogras dos filhos teus....rsrsrsrs
    Gone.
    Sidnei

    ResponderExcluir
  15. TAL E QUAL SÊNECA FOI CONSELHEIRO DE NERO COISAS QUE MUITOS DESCONHECEM.
    Por isso muita gente confunde a conspiração de PISÃO com inspiração por PIÇÃO.
    De qualquer modo coloco aqui um pensamento dele:
    A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil.
    rsrsrsrs também
    INDO...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-