segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PC do B na luta armada


Valfrido M. Chaves
Um pouco de História, a quem interessar possa: Fui estudante universitário em 68, na Escola de Sociologia e Política, na PUC do Rio. Havia um “Centro de Esquerda” que congregava estudantes que organizavam os ditos movimentos de massa, passeatas e outras manifestações públicas contra o Regime Militar. Nessa época, o dito Regime tinha, nitidamente perdido apoio da classe média no Rio e São Paulo. Houve uma grande passeata em SP, sem a presença de polícia e as massas reprimiram o quebra-quebra. A imprensa deu destaque ao fato, dizendo até que “Só tem quebra-quebra quando tem polícia”. Nesse momento era geral a conversa sobre uma possível redemocratização, lembro-me bem. Pois bem, exatamente aí houve uma convocação do dito Centro de Esquerda, feito por Izabel, nora do João Amazonas. Objetivo do encontro: dissolver o Centro de Esquerda e encerrar os movimentos de massa porque tinha-se concluído que os mesmos só estavam levando ao “crescimento da direita progressista” (termo usado então), inclusive em SP. Ou seja, os setores comunistas estavam perdendo espaço na oposição ao Regime Militar, na avaliação deles. Assim foi e partiu-se para os “aparelhos”, ou seja, a dita luta armada ou terrorismo. Esse é o PC do B do João Amazonas.
Título e Texto: Valfrido M. Chaves, 30-10-2011

Não sei se esta foto, cuja autoria não pude concluir, é de 29 de março de 1968, no sepultamento do estudante Edson Luiz, ou de uma das duas grandes marchas que se seguiram em 3 de junho e em 26 de junho de 1968...
Relacionados:
Esquerdeiros (e esquerdistas) são anjos. Os outros...
De nada adianta tirar o ministro, se o ministério ...
PC do B
A velha técnica escatológica do debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-