sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ops! Alguém quer jogar à e a bola em Portugal: a PT Telecom


Covilhã: PT prevê criar 1.400 empregos com centro de dados
A Portugal Telecom (PT) elevou esta sexta-feira para 1.400 a previsão de postos de trabalho que deverão ser criados com a abertura de centros de dados e gestão de redes na Covilhã, anunciou o presidente, Zeinal Bava.
Aquele responsável falava durante a cerimónia que assinalou o arranque das obras do empreendimento e que contou com a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e do ministro da Economia.
O número de postos de trabalho previstos aumentou, dado que para além de um centro de dados já anunciado a PT revelou que «vai também criar na Covilhã um centro de gestão de redes de nova geração», sublinhou.
De acordo com Zeinal Bava, o processo de recrutamento para todo o empreendimento «já foi iniciado e em apenas três meses foram analisadas mais de 300 candidaturas».
O projecto global vai criar 400 postos de trabalho directos e mil indirectos, com elevado grau de especialização e em ligação com a Universidade da Beira Interior (UBI).
O primeiro módulo de armazenamento de dados deverá começar a laborar em 2012 seguindo-se novas fases até 2013, altura em que deverá estar concretizado um investimento total de 90 milhões de euros.
O presidente executivo da PT comparou o centro de dados a uma «caixa-forte» para armazenar «o tsunami de informação digital» criado por empresas em todo o mundo e que precisam de ser albergados em centros de dados.
Zeinal Bava, Presidente da PT-Telecom
A PT tem actualmente sete centros de dados em Portugal, instalados em Lisboa, no Porto, Açores e Madeira. O investimento da Covilhã tem a ambição de servir de exemplo ambiental e «vai permitir reduzir factura de electricidade».
A Covilhã fez parte de «um lote de 26 localidades» analisadas para instalação do investimento e a escolha obedeceu a um estudo de parâmetros, «tais como, condições meteorológicas, níveis elevados de segurança sísmica, impacto social, económico, ambiental e acessibilidades», destacou Zeinal Bava.
Fonte: Agência Financeira, 21-10-2011

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-