sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TAP quer evitar fuga de quadros para o estrangeiro

Foto: DR
Hermínia Saraiva
Fernando Pinto pediu à tutela regime de excepção ao corte de subsídios de férias e de Natal.
O receio da fuga de quadros justifica que a TAP possa vir a usufruir de um regime de excepção. Ao que o Diário Económico apurou, a companhia aérea portuguesa receia que o deteriorar da situação remuneratória leve alguns dos pilotos e comandantes da companhia a sair para o estrangeiro.
O medo de vir a perder quadros levou Fernando Pinto a pedir, tal como já tinha feito em 2010, um regime de excepção (como avançado ontem pelo "Jornal de Negócios") que deverá ser alargado a todos os trabalhadores da empresa. O sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) tem vindo a alertar para a fuga de pilotos, sem ter no entanto, quantificado o número de profissionais que já deixaram a companhia. A TAP não comenta este assunto, mas nos últimos cinco meses Lisboa foi palco de ‘roadshows' da Fly Emirates e da Qatar Airways no sentido de captar pilotos e comandantes. Fonte do Governo, explicou ainda ao Diário Económico, que a situação de excepção se justifica porque a TAP opera num ambiente de concorrência internacional.
Em 2010, Fernando Pinto assegurou um regime de excepção para os trabalhadores da TAP que apenas viram reduzidos os subsídios de férias e de Natal, ainda que o presidente da companhia tenha garantido que a empresa estava a cumprir a exigência do Orçamento do Estado para 2011 que estipulava o corte de 5% da massa salarial bruta, afectando salários acima dos 1.500 euros. Também ao nível do corte de custos operacionais, foi permitido à TAP cortar apenas em parte das rubricas, deixando de lado custos com combustível, leasing de aviões ou taxas aeroportuárias.
Título e Texto: Hermínia Saraiva, Diário Económico, 21-10-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-