terça-feira, 29 de novembro de 2011

José Dirceu conversou com Pedro Azambuja, um "especialista"

Aeroportos: "vamos partir para a ação!"
"Burocracia trava as ações no setor aéreo", afirma Azambuja...
"O Brasil precisa parar de discutir e partir para a ação". A declaração é do diretor da Associação Internacional das Empresas Aéreas (IATA), David Stewart sobre o nosso setor aeroviário. É duro ouvir uma frase dessas de um estrangeiro. E termos que concordar com ele. A preocupação com a questão aeroportuária, porém, já foi manifestada pela presidenta Dilma Rousseff que tomou várias medidas para tornar mais ágeis as reformas. Para compreender mais sobre os entraves e soluções que se apresentam ao nosso sistema aeroviário, conversamos com um especialista no assunto, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Administração Aeroportuária (SINEAA), Pedro Azambuja.

Pedro, você acredita que estamos estagnados em relação ao planejamento dos aeroportos?
[Pedro Azambuja] Nós temos planejamento. O problema está na execução e na burocracia que trava as ações na Infraero. Um exemplo é a morosa lei de Licitação 8666. Sem falar das ações do Tribunal de Contas da União (TCU). A Infraero não fez nenhuma reforma estrutural, apesar de ter capacidade técnica para isso. Projetos de Parceria Público Privada (PPP), assim como concessões, devem garantir uma agilidade maior ao setor. Como estamos falando de um setor estratégico, o governo precisa manter o controle majoritário. A grande questão é por meio de que modelo.

Qual modelo você defende?
[Pedro Azambuja] Defendo a concessão dos aeroportos para a iniciativa privada. As empresas possuem gerências profissionalizadas e trazem a visão de mercado. Nós precisamos fazer da Infraero o que foi feito com a Petrobras: preservação da indústria nacional e, ao mesmo tempo, abertura de capital, com o governo como sócio majoritário.
(...)
Quem é o "especialista"?

 
Conselho Fiscal do SNA-Sindicato Nacional dos Aeronautas
Captura de tela, 29-11-2011

Observação: o Sindicato Nacional dos Aeronautas é, ainda, o representante oficial e constitucional de TODOS os aeronautas, na ativa e aposentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-