quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SNA acusa Sindicato Municipal de Aeronautas


Sindicato fantasma: violência premeditada e truculência em SP
Aeronautas de São Paulo foram impedidos, com violência, de participar da assembleia convocada pela direção da recém criada Associação Nacional dos Aeronautas (ANA), pela ex-aeronauta Dayse Amorim, também dirigente da ANA, para fundar um sindicato municipal de aeronautas.
A assembleia foi organizada na sede do Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (Saesp), que cederam espaço para a ANA e o pretenso sindicato.
Na porta do Saesp, dezenas de seguranças particulares impediram a entrada dos aeronautas que não pertenciam ao grupo do sindicalista João Pedro de participar da assembleia. Há informações, inclusive, de que os seguranças estavam armados com pistolas automáticas e bastões de beisebol.

Os seguranças tinham ordens de não permitir que fossem tiradas fotos no local e agrediram três jornalistas que estavam cobrindo o fato em via pública e quebraram equipamentos dos repórteres. A ordem também era para que ninguém, a não ser os militantes da Força Sindical e os aeronautas ligados ao sindicalista João Pedro, entrassem no prédio do Saesp.


Os dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeronautas e cerca trinta aeronautas da base, que foram no Saesp com a intenção de participar da assembleia e debater a criação do sindicato municipal foram ameaçados, afastados pelos seguranças e impedidos de entrar. Até uma aeronauta, que tentou registrar com o celular as cenas que estavam acontecendo foi agredida e ameaçada pelos seguranças.
Diante dos riscos e da ameaça explícita à participação dos trabalhadores na assembleia, a Polícia Militar foi chamada para o local e mais de nove viaturas vieram para atender a ocorrência. Uma delas, trouxe a equipe do programa Polícia 24 Horas, da TV Bandeirantes, que registrou as cenas de truculência dos seguranças contratados pelo sindicalista João Pedro para impedir a participação da categoria na assembleia e também foram agredidos.
Após as agressões, inúmeras ameaças de morte, diante da impossibilidade de participação, que deslegitima completamente qualquer decisão tomada na suposta assembleia, dirigentes do SNA, testemunhas, trabalhadores neste momento se dirigem à delegacia a fim registrar o boletim de ocorrência.
A Diretoria (do SNA)
Relacionado:

4 comentários:

  1. Blog com censura é sempre um retrocesso para participar, entretanto temos que ter em mente o processo de livre associação que é recomendado pela OIT (organização internacional do trabalho. Oportunismos a parte mas a manutenção de recomendações da UN (organização das nações unidas) ao qual fazemos parte não pode ser ignorado por nossos representantes sindicais, independentemente de suas "crenças" ideológicas. Não posso aqui defender ou atacar a intenção dos sindicalistas de criar um sindicato novo como também é fácil para o SNA sindicato nacional dos aeronautas dizer que eles são traidores da categoria. Como aeronauta tenho a dizer que a categoria espera por um grande "armistício" das partes envolvidas, faça uma chamada geral de todos aeronautas para um congresso onde poderemos discutir quem e que tipo de representação queremos??!! E após isso chamar eleições gerais e termos a chance de elegermos de fato representantes da categoria pois hoje já nos encontramos em situação anti-democratica sem termos nossas lideranças sindicais votados ou escolhidos por todos nós.
    Afinal "cara pálida" onde há fumaça há fogo.
    Cmt. Eduardo Tullii

    ResponderExcluir
  2. Quando religuei o computador, fui ao IncrediMail e vi chegarem 8 e-mails informando deste comentário. Estranhei, mas julguei ser culpa do IM que tem andado bem ruim (já reinstalei 3 vezes). Lendo com mais atenção e fazendo apelo à memória, deduzi que a primeira frase se refere a este blogue. Pois bem, este, como a grande maioria de blogues sérios, tem ativada a ferramenta de moderação de comentários. Isso, simplesmente para evitar a grossura ou a agressão gratuita - e também para evitar problemas judiciais, pois no entendimento da Justiça, o "dono" do blogue é responsável por tudo o que nele se lê, mesmo que não tenha sido o "dono" a escrever. "Aprovar", vocábulo utilizado pelo blogger, tem mais significado de "liberar". E aqui se "aprova" e/ou "libera" TODOS os comentários "assinados", sem problema nenhum. Até alguns "anônimos" como se pode verificar.
    Por último, antes de agradecer a participação, independentemente do sentido ou intenção desta ferramenta, eu sempre a utilizarei por um simples motivo: fico sabendo o que se comenta e onde (em que postagem). E aí fico feliz e agradeço a participação!

    ResponderExcluir
  3. Jim obrigado pelo esclarecimento.

    É uma pena assistirmos mudanças significativas sem o mínimo de conhecimento dos fatos. Estamos,os aeronautas, olhando pela janela como se sindicalistas de longa data fossem de fato representantes nossos. O grupo ainda não se deu conta de quem nos representa, são eles aeronautas ?? Temos hoje cmros. que já não são cmros. pois não trabalham na função em nenhuma empresa e pior não querem trabalhar, temos aposentados demais nos representando o que é uma distorsão da representação, temos anistiados que nunca voltaram a ativa (será que é aeronauta), temos colegas voando no estrangeiro os quais não possuem definição se são ou não aeronautas com legitimidade de representação no Brasil,temos discussões de e na forma de filiação na qual estamos,aeronautas, inseridos. Defendemos como princípio a liberdade de representação conforme a OIT??
    Há muito a ser repensado e conversado. Proponho a todos que exijam uma reforma estatutária, anistia para todos se associarem e convocação para eleição de nova diretoria. Já passou da hora.
    Eduardo

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-