domingo, 17 de agosto de 2014

Ascensor da Bica

A subir e descer Lisboa há 122 anos
Foi a 28 de junho de 1892 que Lisboa viu ser inaugurado o Ascensor da Bica, o terceiro do seu tipo construído na capital. É composto por duas carruagens, cada uma com três compartimentos desnivelados e de acesso independente, com capacidade para transportar 23 passageiros, (9 sentados e 14 em pé).


O Ascensor da Bica difere dos seus congéneres pela maior proximidade ao rio Tejo e pelos atributos cénicos da zona onde se loclaliza. O trajeto começa num prédio setecentista próximo do Cais de Sodré (no ponto onde a rua de São Paulo se cruza com a Rua da Bica de Duarte Belo), para enfrentar uma íngreme encosta até ao Largo do Calhariz, na entrada do Bairro Alto.


A curta viagem proporciona uma vista ímpar sobre o rio, ao mesmo tempo que atravessa um bairro de características populares e tipicamente lisboetas.

Projetado pelo engenheiro português, nascido no Porto, Raoul Mesnier de Ponsard, o Ascensor da Bica funcionava inicialmente com máquinas a vapor, tendo sido eletrificado já no século XX, corria o ano de 1916. No entanto, nesse mesmo ano, um grave acidente acabaria por ditar a paragem prolongada do ascensor. Durante os trabalhos de assentamento de um dos carros sobre os carris, os travões terão falhado e o ascensor precipitou-se pela calina, despedaçando-se de encontro à estação da Rua de São Paulo. Esteve parado até 1927.


De regresso às subidas e descidas que lhe dão vida, o Ascensor  tem continuado a fazer a sua história na capital, continuando a ser, até hoje, uma das principais atrações turísticas da cidade, a par dos Elevadores de Santa Justa, da Glória e do Lavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-