quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Venezuela cada vez mais isolada do mundo pelo comunismo bolivariano

Não há moeda forte na Venezuela e a moeda local vale cada vez menos, com o país à beira da hiperinflação. A falta de liquidez em que Venezuela está mergulhada pelo regime chavezista está isolando cada vez mais rapidamente seus habitantes do resto do mundo, com voos internacionais cada vez mais escassos e caros e um acelerado encarecimento das tarifas telefônicas para ligações ao exterior.
Francisco Vianna

Mulher tenta descobrir, pelo telefone, onde há comércio aberto para que possa comprar o que necessita. Foto: Reuters

Os venezuelanos que vivem no sul da Flórida – uma comunidade que cresce dia a dia e é composta de mão de obra qualificada que foge do comunismo bolivariano – está cada vez menos fazendo ligações telefônicas para falar com seus parentes e amigos em seu país natal, uma vez que o regime de Maduro aumentou as tarifas aplicadas a essas ligações em cerca de 500%, como informam diversas empresas de telefonia que operam nos Estados Unidos da América.

O serviço telefônico cada vez mais caro para os venezuelanos cada vez mais pobres aumentará ainda mais o isolamento do país e das pessoas. Foto: Reuters

“O aumento forçado pela CONATEL – o órgão regulador da telefonia do governo venezuelano – é tão desproporcional e decepcionante que seremos obrigados a retirar os planos de chamadas ilimitadas e aumentar consideravelmente o minuto dos planos ‘por uso’ e ‘por pacote’, para repassar os custos impostos pelo governo local”, disse um porta-voz da VONAGE, o popular operador de chamadas pela Internet. “Isso tornará as chamadas quase oito vezes mais caras e uma prática proibitiva para a maioria dos venezuelanos”, acrescentou o comunicado.

Da mesma forma, outras operadoras de telefonia com uma considerável base de clientes venezuelanos também se viram forçadas a notificar o aumento dos preços de suas ligações.

Os entendidos estão dizendo que Maduro está fazendo de tudo para aumentar o fluxo de moedas fortes para dentro do país, uma vez que a produção de petróleo da PVDSA, a antes imaginada cornucópia inesgotável da Venezuela, está caindo a cada dia por falta de mão de obra qualificada para a extração e o refino, mas principalmente para a manutenção de suas instalações.

Tudo isso e, possivelmente medidas ainda mais empobrecedoras da população que deverão ser tomadas pelo “socialismo bolivariano” fazem parte da espiral da grave crise econômica que o país atravessa.

A principal escassez é a de dólares e outras moedas fortes, num país que importa quase tudo para viver. Antes um parque industrial florescente e um setor de serviços que crescia de forma promissora, hoje não consegue sequer manter vestígios desses setores com o PIB em queda livre, graças em grande parte à fuga de capitais e de mão de obra qualificada do regime para o exterior. Com isso, as prateleiras dos supermercados estão praticamente vazias e Caracas vai se tornando cada vez mais uma cidade parecida com Havana.

Paralelamente, o regime comunista bolivariano tem deixado de honrar dívidas que montam bilhões de dólares em compromissos vencidos com importadores e outras empresas do setor privado que ainda não fecharam suas portas. A Venezuela, hoje, já é considerada a principal caloteira da América Latina.

Com os EUA comprando cada vez menos petróleo de Caracas, os setores da economia do país caribenho mais afetados são os das empresas aéreas internacionais que gradualmente vêm reduzindo o número de voo à Venezuela, dificultando severamente as viagens de seus habitantes para o resto do mundo, mesmo porque, dado ao intenso empobrecimento da população, a procura por essas viagens está em queda livre.

Os americanos residentes na Venezuela têm sido avisados pela embaixada de seu país em Caracas de que conseguir voos para fora do país vem se tornando cada vez mais difícil e complicado, com ênfase nas linhas aéreas americanas Delta, American Airlines, e United Airlines, por terem reduzido drasticamente seus voos comerciais ao país sul-americano.

Hoje, o número de assentos disponíveis entre Caracas e os aeroportos estadunidenses está reduzido à metade do que havia disponível no ano passado, em grande parte pelo não pagamento de 4,5 bilhões de dólares em dívidas vencidas do regime com essas empresas transportadoras.

Os controles de câmbio vigentes há dez anos no país impedem que as Linhas Aéreas convertam seus ganhos em moeda local em dólares sem aprovação específica do governo. E com a falta de liquidez o governo tem criado todo o tipo de obstáculo para que essas empresas repatriem seus ganhos para as suas sedes em dólares. Agentes de viagem da Venezuela dizem que hoje é extremamente difícil conseguir voos para sair do país. Muitos venezuelanos estão preferindo ir de carro até La Paz, na Colômbia, para, de lá, viajarem para onde queiram.

Os próprios funcionários públicos venezuelanos, ligados ao funcionamento dos aeroportos, não escondem que “muitas agências de viagem já fecharam suas portas porque seu produto, com base nos tíquetes de viagem, já não está disponível em lugar algum”, e os poucos que ainda são encontrados somente são vendidos em dólares.

Isso significa que os terminais de embarque internacionais, na Venezuela, estão praticamente fechados para as famílias da classe média que para usá-los teriam que adquirir seus dólares no “câmbio negro” a uma taxa que é mais de 12 vezes a do ‘cambio oficial’, de 6,30 bolívares por dólar, disponíveis apenas para a restrita burguesia do politburo comunista de Partido Único do regime.

Os únicos que por enquanto podem viajar para o exterior são os executivos de grandes empresas multinacionais, que recebem as passagens do exterior, e os “executivos estatais” vinculados ao politburo chavezista, que têm acesso aos tipos de câmbio preferenciais.

Um agente do governo, que fez questão de falar sob anonimato, disse que “as linhas aéreas internacionais não querem se endividar mais com seus dólares junto ao Palácio Miraflores, uma vez que o governo de Maduro não as está pagando”. Acrescentou ainda que “o governo declara e diz pela mídia que isso é mentira e que os pagamentos estão em dia, mas que a mentira é de fato do governo, pois se esses pagamentos estivessem sendo feitos, por que razão essas empresas se negariam a ganhar dinheiro com seu próprio negócio”?

“Essas estórias criadas pelo chavezismo são enganações e a população já está amplamente informada disso e sabe que a situação em seu país está por demais delicada, chegando ao extremo de que partes dos aeroportos do país já foram desativadas por falta de uso”, disse o agente.

Um dos efeitos mais cruéis desse isolamento social da Venezuela (político e econômico) se traduz pela situação dos hospitais cujos responsáveis pedem a Caracas que declare ‘situação de emergência’ pela falta de medicamentos e insumos básicos para o seu funcionamento mínimo.

As indústrias privadas que ainda funcionam acusam uma queda de mais da metade de sua produção por falta de consumo interno e dificuldades de exportação. Uma fábrica de motocicletas relata que teve uma redução de 80 % na sua produção com a dispensa de mais da metade de seus empregados, para não falir.

Enquanto isso, o líder oposicionista Capriles afirma que mudar o gabinete não vai solucionar a crise na Venezuela, porque isso teria que passar pela providência de trazer de volta remunerando bem toda a mão de obra qualificada que fugiu do regime, sem falar na criação de garantias institucionais e segurança jurídica para a volta dos capitais que se espaventaram para o exterior. Diz o opositor que “o dano causado ao país pelo comunismo chavezista é muito grande e dificilmente será reparado em uma ou duas gerações”.

Caracas tenta vender a distribuidora de produtos de petróleo CITGO nos EUA, mas até agora os poucos interessados no negócio não seriam capazes de gerar sequer a metade do capital em dólares esperado pelo regime de Maduro. Com isso, os ministros venezuelanos já “puseram seus cargos à disposição de Maduro”, para que este reorganize o gabinete...

Dá mesmo muita pena ao ver a Venezuela afundar em seu próprio petróleo, atingida mortalmente pela doença socialista...
Título e Texto: Francisco Vianna, (da mídia internacional), 21-08-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-