segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Juros portugueses recuam para mínimos históricos


Sara Antunes
As taxas de juros associadas às obrigações portuguesas estão em queda em todos os prazos. A 10 anos a queda é superior a 20 pontos base, o que coloca a "yield" no nível mais baixo de sempre, ao transaccionar abaixo dos 3%. A queda é generalizada na Europa, com os investidores a reflectirem as palavras de Draghi.

A taxa de juro implícita nas obrigações a dois anos está a descer 17,8 pontos base para 0,733%, no prazo a cinco anos a queda é de 24,8 pontos para 1,543% e a 10 anos a descida é de 24,4 pontos para 2,994%. Nos dois últimos prazos referidos as taxas estão mesmo a negociar em mínimos históricos.

A queda das taxas de juro no mercado secundário está a ser generalizada. Em Espanha, varia entre uma queda de 5,9 pontos, no prazo a dois anos, e 10,5 pontos no prazo a 10 anos. Em Itália as taxas oscilam entre uma descida de 7,2 pontos, a dois anos, 9,0 pontos a 10 anos. As taxas de juro implícitas na dívida francesa e alemã estão também em queda em todos os prazos, ainda que com dimensões menos acentuadas.

A contribuir para estes comportamentos estão as declarações do presidente do Banco Central Europeu (BCE). Mario Draghi reiterou, na sexta-feira, 22 de Agosto, que a autoridade monetária está pronta a actuar, caso seja necessário, com mais medidas para ajudar a estimular o crescimento económico. Isto numa altura em que o produto interno bruto (PIB) da Zona Euro estagnou, no segundo trimestre, num período em que a Alemanha contraiu, Itália voltou a entrar em recessão e França estagnou. E em que os dados sobre a inflação aumentam os receios em torno da deflação na Europa.

Além desta abordagem, Mario Draghi defendeu ainda que os países da União Europeia deviam implementar medidas de estímulo económico, deixando cair o discurso de austeridade, o que também está a contribuir para um aumento de confiança entre os investidores.
Título, Imagem e Texto: Sara Antunes, Jornal de Negócios, 25-08-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-