quinta-feira, 30 de junho de 2016

[Estórias da Aviação] Predição

Alberto José

Voltando um pouco no tempo, vou contar a seguinte estória, que não se pode esquecer:

Na noite do dia 1º de janeiro de 1971, eu estava vestindo o uniforme para fazer um voo de GIG a CGH quando, à minha frente, apareceu uma tela como se fosse uma TV, na qual eu via o avião (B-727) pousando, saindo da pista e pegando fogo.

Aquele "filme" repetiu-se quatro vezes. Então, parei de me vestir e decidi não fazer o voo. A minha mãe viu que eu estava tirando o uniforme e perguntou se eu não iria para o aeroporto. Eu respondi que iria faltar ao voo. Nesse instante, ouvi o aviso "você tem que ir... você tem que alertar os seus colegas!"

Aquilo me deu coragem e fui para o aeroporto. Quando cheguei, eu disse aos colegas que iria dar um aviso muito importante e, se achassem engraçado ou não acreditassem, esperassem chegar em CGH para rir ou me chamar de maluco.

Contei o que havia acontecido e eles ficaram muito impressionados. Ninguém levou na brincadeira. Tínhamos oito passageiros e dois GC. Pedi que verificassem todas as travas e se preparassem para a emergência. Quando o B-727 tocou a pista, sentimos que não houve atrito com a pista e o avião começou a deslizar para o lado esquerdo. Então, os reversores já estavam sendo acionados para tentar reduzir a velocidade.

De repente, o avião derrapou para a esquerda e mergulhou em um lamaçal que terminava em um barranco de trinta metros sobre a Avenida Paulista. Felizmente, chovia muito e não houve vazamento de querosene, e por isso não houve incêndio!




Inflei a escorregadeira da porta 1L - que era a única utilizável - mas ela dobrou impedindo a evacuação. Desci para tentar colocar o tobogã na posição, mas afundei na lama até à cintura.

Felizmente os bombeiros foram rápidos e chegaram em menos de dez minutos.

No hotel, um dos Comissários ainda me ligou para agradecer o aviso que eu havia transmitido ao grupo. 
Título e Texto: Alberto José, 30-6-2016

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-