quarta-feira, 20 de julho de 2016

Arrepia... 22 ANOS do CASO ESCOLA DE BASE em SP

Vocês já viram/conhecem o que aconteceu com esse caso HORRÍVEL de uma acusação de abuso sexual contra uma escola infantil... manipulado por um Delegado e pela Grande Imprensa - Rede Globo, SBT, Record, etc...  -, como um 'espírito de manada'... e resgatado à época apenas por uma TV ESTATAL, com jornalismos responsável, a TV Cultura... graças a DEUS... Que BOM nem tudo ser 'piratizado', mesmo na mídia não é?

Sugiro, como aprendizado e meditação, assistirem ao vídeo da TV BRASIL20 ANOS (agora 22 anos) do CASO ESCOLA DE BASE, no bairro da Aclimação em São Paulo, ocorrido em 1994... no rodapé da página a seguir... parece um filme de horror que destruiu INJUSTAMENTE a vida de todos os acusados... meu DEUS!!!


Como concordam os jornalistas ao final... hoje o SENSO ÉTICO da MÍDIA anda muito mais esgarçado... até pela rapidez da internet, portanto, concordam que a probabilidade de ocorrerem novas crucificações públicas como essa,  HOJE é ainda muito maior... 

Caminhos da Reportagem reapresenta edição que é finalista do Prêmio Esso na categoria Telejornalismo. O programa traz depoimentos da ex-sócia da escola, do ex-diretor de jornalismo da TV Globo, de professores e ex-alunos.

Março de 1994. Duas mães denunciam os donos de uma escola infantil, um motorista do transporte escolar e um casal de pais de um aluno por abuso sexual. A acusação é aceita pelo delegado e noticiada como um furo de reportagem pela TV Globo. A imprensa passa a cobrir a história em que os protagonistas são crianças de 4 anos, e o delegado passa do anonimato às manchetes dos jornais.

A escola e a casa de uma das professoras são invadidas e depredadas. Quando vão à delegacia para obter os detalhes da acusação, os donos da escola sofrem com o abuso das autoridades. Sem provas, o inquérito é arquivado, mas a vida dos acusados nunca mais seria a mesma


Por que mais de uma criança contou a mesma história ao delegado? Por que a imprensa embarcou na acusação do delegado? O Caminhos da Reportagem refaz o quebra-cabeças de um caso que é até hoje estudado nas faculdades do país.

Reportagem: Gustavo Minari
Produção: Aline Beckstein, Fernanda Balsalobre, Luana Ibelli, Mariana Fabre Thaís Rosa
Imagens: Edina Girardi,  Eduardo Viné Marcelo Yves
Auxiliares: Edgar Monteiro, Rodrigo Mattos e Raimundo Nunes, Valdemar
Edição de Imagens e finalização: Caio Cardenuto, Fábio Montes Vanessa Nascimento
Direção: Bianca Vasconcellos

Assista aqui »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-