sábado, 13 de julho de 2013

O pesado lastro


Luís Naves
Um navio demasiado carregado tem mais hipóteses de ir ao fundo durante uma tempestade. Assim é com a factura dos juros da dívida, um peso que nos leva para o fundo, tornando mais difícil equilibrar as contas públicas durante uma recessão já de si muito pronunciada.

Mas esta notícia, que está a passar de forma tão discreta, mostra bem o significado de ser um ‘bom aluno’ na crise das dívidas soberanas. A extensão das maturidades, que a oposição tanto desvalorizou quando estava a ser negociada, afinal representa uma poupança imediata da ordem de 2 mil milhões de euros anuais. Este dinheiro poderá ser usado no pós-troika para outros fins, por exemplo, redução de impostos, em vez de ser gasto em pagamentos de juros da dívida monstruosa que acumulámos (mais dinheiro do que gasta o maior ministério).

Esta notícia significa que, nos próximos dez anos, o País empurra com a barriga o pagamento de 23 mil milhões de euros, que poderá gastar na sua emergência económica, tornando mais fácil cumprir as metas do défice impostas pela troika.

Podia acrescentar-se que o mecanismo beneficia dois países cumpridores, Portugal e Irlanda, sendo surpreendente a redução em 17% da verba que estava em pagamento. É possível insistir no copo meio vazio, sublinhando que não existe perdão e que vamos mesmo pagar a dívida: mas uma coisa é pagá-la quando se anda a contar os tostões, outra é esperar por 2023, quando a situação for bem diferente.

Em resumo, este Governo está sob a ameaça de ser substituído no exacto instante em que começam a surgir notícias como esta, os primeiros indícios de recuperação lenta. Isto torna ainda mais incompreensível a crise política.
Título, Imagem e Texto: Luís Naves, no blogue “Fragmentário”, 13-7-2013 

Reestruturação silenciosa. Europa abate 17% à dívida até 2023

Portugal beneficiou, junto da Europa, de uma importante reestruturação de dívida (silenciosa) na sequência da sétima avaliação ao programa de ajustamento.

O reembolso total aos credores previsto até 2023, inclusive, levou um corte de 17% face ao inicialmente planeado. Assim, entre 2013 e 2023, a República irá devolver 115 mil milhões de euros em empréstimos de médio e longo prazo e não 137,5 mil milhões como estava no desenho anterior, revelam dados publicados pelo IGCP (agência do crédito público) e por Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.

Este alívio apenas foi negociado com dois dos credores oficiais da União Europeia (mecanismo e fundo europeu de estabilidade)e ascende a quase 23 mil milhões de euros, o que dá uma média de 2,1 mil milhões de euros ao ano durante os 11 anos em análise, que coincidem amplamente com o chamado período “pós troika”.
()

Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças de Portugal, foto: Global Imagens

Um comentário:

  1. Prezado Luís Naves,
    Permita-me, julgo que a "crise política" e as manifestações dia sim, dia sim, do departamento sindical do Partido Comunista Português, assim como as cuspidelas da jararaca-mor são compreensíveis, sim. Eles sabem muito bem que a "poupança e o corte das despesas" vai dar certo! Por isso, é preciso, a todo o custo, evitar que a Direita (e Pedro Passos Coelho, um "inexperiente e impreparado") chegue a bom termo. Pois que, assim acontecendo, a esquerdalha não se elege nem para síndico da "Chez Madame Berta"...
    Cordialmente./-

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-