quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Dívida pública portuguesa diminui pela primeira vez desde o final de 2011

Sara Antunes

A dívida pública portuguesa diminuiu, pela primeira vez desde o quatro trimestre de 2011, de acordo com os dados disponibilizados pelo Banco de Portugal.
A dívida pública portuguesa, na óptica de Maastricht – que é a usada pela troika - , diminuiu de 131,4% do produto interno bruto (PIB), no segundo trimestre do ano, para 128,8% entre Julho e Setembro deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal através do Boletim Estatístico. Esta é a primeira queda desde o quarto trimestre de 2011.

Em termos nominais, a dívida pública diminuiu de 214,8 mil milhões de euros para 211,14 mil milhões de euros.
A dívida na óptica de Maastricht líquida de depósitos da administração central também diminuiu de 118,4% para 117,9%, no mesmo período. Em termos nominais este indicador recuou de 193,54 mil milhões para 193,29 mil milhões.

A contribuir para esta evolução esteve a generalidade dos segmentos. Empresas públicas, sector público não financeiro, empresas privadas e particulares verificaram reduções do endividamento.
Portugal continua assim a registar um nível de dívida pública superior à meta traçada com a troika. As previsões, incluídas na oitava e nona avaliações, apontam para que o país termine o ano com uma dívida de 123,6% do PIB.
Título e Texto: Sara Antunes, Jornal de Negócios, 21 Novembro 2013, 13h05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-