terça-feira, 7 de novembro de 2017

[Atualidade em xeque] Por que não foi de outra maneira, Ruben Martin Berta?

José Manuel

Desde 2007, a loja de departamentos John Lewis tornou-se conhecida por produzir anúncios memoráveis ​​de televisão de Natal, que ganharam forte exposição nas mídias sociais. Algumas das campanhas mais prominentes  são The Bear and the HareMonty's Christmas e Man on the Moon. Os anúncios, que geralmente dependem de conteúdo emocional tornaram-se uma tradição anual no Reino Unido e a música utilizada nas campanhas atingiu posições altas no UK Singles Chart.
Wikipédia

Nos trinta anos em que visitei Londres por diversas vezes, foi uma das lojas que mais frequentava e sem saber por quê, me sentia extremamente bem em suas instalações na Oxford Street.


Diferentemente da Selfridges, na mesma rua ou mesmo da Harrods em Knightsbridge. as duas lojas de departamentos de Londres mais suntuosas, a John Lewis tem basicamente os mesmos produtos em marcas diferenciadas, porém, sem a ostentação das anteriores e principalmente pratica um preço bem diferenciado das primeiras. 
Mas, não era por isso que me sentia bem em seu interior, havia algo mais e não sabia...

Só conheço a loja da Oxford Street, mas a John Lewis é um conglomerado de quarenta e oito lojas no Reino Unido e mais quinze lojas em desenvolvimento na Austrália.
Tem hoje 38.100 funcionários e foi fundada em 1864, no mesmo lugar onde hoje está a sua principal loja no centro de Londres. Em 1940 a John Lewis comprou dezesseis lojas filiais da Selfridges. Em 1951 a Lewis comprou a loja monumental da Selfridges Oxford Street, gerindo-a até 1965, quando o Sears Group comprou todas as lojas.
Em 1990 a Sears Holding, separou a Selfridges da Lewis e fez da Lewis a gestora principal. Hoje, a John Lewis não está mais atrelada nem a um nem a outro grupo.  

A John Lewis iniciou a sua longa reputação de ser paternalista, em 1929, ou seja, dois anos depois da fundação da VARIG. Todos os funcionários passaram a serem sócios, com participações na empresa. Isto começou quando o filho do fundador, empenhou a organização em trabalhar para um propósito maior; a felicidade de todos os seus membros, através de seu lucrativo e satisfatório trabalho em uma empresa de sucesso.
A VARIG, de certo e a seu modo também quis ser paternalista, através de uma fundação que mais tarde veio a se chamar Fundação Ruben Berta.

Mas, ao contrário do filho do fundador da Lewis, que priorizava a  sensação de ser dono, com a consequente felicidade e apreço por sua empresa, Ruben Berta canalizou o seu paternalismo, para um tipo de assistencialismo, quando em 1945 organizou a passagem do controle da VARIG para uma fundação inicialmente chamada  Fundação dos funcionários da VARIG.

O seu objetivo era prover benefícios médicos e assistenciais a esses funcionários com o resultado das empresas controladas. Para isso, montou uma estrutura de serviços nas três cidades sede, com grandes centros de atendimento médico e de assistência social, além de restaurantes para alimentação dos funcionários do grupo.

Todos os louvores a esse grande homem, e muito pouco se viu nesse sentido até hoje neste país.  

Porém, a felicidade, pois era isso que eu sentia sem o saber, estampada nos rostos e nas atitudes dos funcionários da John Lewis, afinal a cada solicitação a um funcionário, eu era tratado não como mais um freguês da Lewis, mas sim com um freguês de cada um deles. Nunca vi isso em trinta e dois anos como funcionário da VARIG. Claro havia uma satisfação por trabalhar em uma grande empresa, ter os benefícios já citados, e poder viajar ao exterior quase de graça, era um grande atrativo.

Talvez Ruben Berta não tenha se lembrado de que o ser humano não quer em suas mais profundas raízes, ser tutelado por uma vida inteira ao troco de sua atuação laboral, mas sim ser tratado como um igual, nas várias camadas de tecido social trabalhista por onde passa ao longo de sua vida, sem a preocupação maior de ser promovido a isso ou aquilo. Isso não importa na visão da John Lewis.



Título e Texto: José Manuel - teria sido diferente? 7-11-2017

Relacionado:

Colunas anteriores:

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-