segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

[Horror afegão] Mulheres afogadas porque queriam levar uma vida normal, no Canadá.

Três adolescentes e primeira mulher afogadas
Família afegã condenada no Canadá por homicídio em “crimes de honra”
Mohammad Shafia e o filho Hamed, à saída do tribunal, foto: Lars Hagberg/Reuters
Três membros de uma família de imigrantes afegãos no Canadá foram condenados à prisão pelo homicídio de quatro mulheres da família – três adolescentes e a primeira mulher do pai – no que foi descrito como um “crime de honra”.

Os procuradores sustentaram que o patriarca se tornara gradualmente mais violento por as três filhas adolescentes quererem ter namorados – duas tinham já namorados às escondidas – e usarem roupas que classificava como “impróprias” e “em desafio” aos seus valores culturais e religiosos.

O pai da família, Mohammad Shafia, assim como o irmão das raparigas e a mãe foram todos condenados a uma pena de 25 anos de prisão, tendo sido concluído que afogaram as quatro vítimas, colocaram os corpos no carro e empurraram o veículo para o Canal Rideau perto de Kingston, Ontário, em Junho de 2009, no regresso de uma viagem da família às Cataratas do Niágara.

A razão aparente destes vergonhosos homicídios foi que as quatro [vítimas] ofenderam a sua noção distorcida de honra”, afirmou o juiz, Robert Maranger ao pronunciar a sentença contra Shafia, a mulher Tooba Yahya e o filho Hamed.

A família, de dez pessoas, viva em Montreal desde 2007, tendo antes residido na Austrália, no Paquistão e no Dubai, desde que partiram do Afeganistão em 1992. A primeira mulher de Shafia, Rona Amir, que não podia ter filhos, vivia com a família e apoiava os desejos das raparigas – Zainab, Sahar e Geeti, de 19,17 e 13 anos, respectivamente – de viverem conforme as normas ocidentais.

Subtítulo e Texto: Público, 30-01-2012

Essa gente, que tem esses modos "culturais" que os mantenham em seus países. Ao serem recebidos por um país de imigração, com valores ocidentais, deveriam, à entrada do país anfitrião, assinar um compromisso em que declarassem renunciar a essas práticas (medievais) e abraçar os costumes e práticas de quem os está recebendo. Simples assim!

Leia também: 
Homem mata mulher porque ela só teve filhas mulheres...

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-