domingo, 26 de fevereiro de 2012

“Filosofia concisa – Uma introdução aos principais temas filosóficos”.

O que é real? Como conhecemos? O que é certo e o errado? Existem valores supremos? O que eu sou? Como devemos encarar o papel da ciência?


Escrito por Garrett J. DeWeese e J. P. Moreland e traduzido por Vitor Grando da Silva Pereira – filho deste escriba. (!!)

Jonas Madeira, Editor, escreveu o prefácio à edição em português:

É preciso se habituar à luz do sol antes de ser capaz de vê-lo”. Com essas palavras, Sócrates tenta convencer o jovem Glauco — um dos interlocutores de Sócrates na República, de Platão — de que a filosofia não é um conhecimento que se adquire da noite para o dia. Ela requer um tempo de adaptação. Imagine-se em um quarto escuro e algúem de súbito acende a luz. Sua reação imediata será levar as mãos ao rosto, para proteger os olhos da intensa claridade. Mas levará apenas alguns instantes para você se acostumar com a luz e poder enxergar melhor as coisas ao seu redor.


Guardadas as devidas proporções, o mesmo acontece com a filosofia. De início, parece que não vamos conseguir entender nada. Mas o tempo vai passando e, com um pouco de paciência, perseverança e, sobretudo, hábito, a filosofia vai se tornando cada vez menos complicada, e também cada vez mais familiar.

Foi justamente pensando naqueles que querem desenvolver o hábito da reflexão filosófica que os autores, Garret J. DeWeese e J. P. Moreland, escreveram este livro. Porém, não espere encontrar uma sequência de clichês edificantes, de receitas prontas, de dicas demasiado facilitadoras. Lembre-se, este é um livro de filosofia! No entanto, é um livro de filosofia cujas dificuldades foram trabalhadas de forma a esclarecê-las.

Fazer filosofia não é ser confuso e muito menos falar difícil. É óbvio que, como qualquer outra disciplina científica, a filosofia possui termos, expressões e jargões que fazem parte do seu vocabulário próprio. De fato, é necessário aprender o “filosofês”; porém, como qualquer outra linguagem, isso demanda tempo, um período de adaptação. O importante é não se desesperar. Sem dúvida aparecerão termos que um iniciante nunca ouviu falar. Não há porque se preocupar. Os autores procuraram explicar os termos e conceitos filosóficos com clareza e precisão.

Além disso, para ajudar na compreensão da filosofia, os autores organizaram o livro a partir das disciplinas filosóficas (lógica, metafísica, epistemologia, ética, antropologia filosófica e filosofia da ciência), as quais contemplam as questões mais recorrentes no estudo da filosofia (O que é a verdade? O que é real? Como conheço? Como vivemos? O que sou? Qual o papel da ciência?). Essa estratégia tem o objetivo de ajudar o leitor a compreender as disciplinas da filosofia a partir das questões que têm atravessado épocas e gerações. Questões que são debatidas, analisadas e respondidas pela própria teologia cristã ao longo da sua história.

Depois de considerar cada uma das questões filosóficas, os autores convidam seus leitores a se engajarem intelectualmente na cultura em que vivem. Levando em conta o contexto brasileiro, esse convite deve ser mais do que bem-vindo, deve ser aceito. Precisamos como nunca de cristãos comprometidos com a Palavra de Deus, conscientes dos conflitos entre as diversas cosmovisões contemporâneas e, acima de tudo, aptos para dar uma resposta sobre a razão de nossa esperança (1Pe 3.15).

Que este livro possa nos despertar para a busca da relevância da cosmovisão cristã para a nossa cultura, pois a fé cristã não é uma fé apática, sem cérebro, mas sim uma fé viva e inquiridora. Como disse Santo Anselmo: “Nossa fé é uma fé que busca o entendimento”.

Gostei do livro, aliás, eu gosto da Filosofia e de filosofia, gosto de pensar, embora seja preguiçoso – admiro quem não é. Aprendi mais alguma coisa lendo este livro.

O Pensador (Le Penseur), de Auguste Rodin
Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-