segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Micas e Maré no Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa espera atingir hoje (sábado, 25 de fevereiro) os 16 milhões de visitantes e prepara-se para festejar. Não é para menos, já que continua a ser o único da Europa onde se podem encontrar lontras-marinhas, uma grande atração para visitantes nacionais e internacionais.
Nuno Barroso e André de Atayde 

O Oceanário de Lisboa comemora hoje (sábado, 25 de fevereiro) o marco de 16 milhões de visitantes, 14 anos depois de ter aberto as portas. Um dos visitantes será surpreendido com a atribuição deste número e vai receber um presente exclusivo.

Três inquilinos muitos especiais
Este equipamento é também o único na Europa onde se pode encontrar lontras-marinhas. Após várias cedências a outros aquários europeus, Micas e Maré estão junto da progenitora Amália.
O casal de lontras marinhas do Oceanário de Lisboa, o Eusébio e a Amália, teve três crias, um macho chamado Milénio e as duas fêmeas Micas e Maré. Até à data, o Oceanário foi o único aquário Europeu a conseguir reproduzir lontras marinhas, uma vez que, a reprodução desta espécie em cativeiro é extremamente rara.
O pai Eusébio proveniente do Alasca, chegou a Lisboa em setembro de 1997 e faleceu devido à sua longa idade, em maio de 2010. O filho Milénio nasceu no dia 14 de agosto de 1999 e era mundialmente conhecido. Em setembro de 2000, foi enviado para o Aquário de Vancouver, no âmbito de um programa internacional de conservação chamado "breeding loan". Este programa de conservação tem o objetivo de garantir a existência de uma população de lontras marinhas geneticamente saudável em cativeiro.

Visto por outros tantos 16 milhões no YouTube
Milénio tornou-se mundialmente conhecido quando foi filmado, há quatro anos, na companhia de Nyac, outra lontra marinha. O vídeo foi colocado no YouTube e visto por mais de 16 milhões de pessoas em todo o mundo. 


Em agosto de 2011, foi-lhe diagnosticado um cancro e pela primeira vez uma lontra marinha recebeu um inovador tratamento de quimioterapia. Infelizmente não resistiu e morreu em janeiro de 2012.
Após vários empréstimos pela Europa, as crias Maré e Micas voltaram para a progenitora em novembro de 2010 e desde aí o oceanário de Lisboa é o único na Europa a apresentar lontras-marinhas.
Maré e Micas, são junto da sua mãe Amália, uma das maiores atrações do Oceanário. A lontra marinha é um mamífero com características muito peculiares e que está adaptado à vida no mar. O pelo, que a mantém seca e protegida do frio, é constituído por duas camadas, muito densas, que prendem bolhas de ar entre as fibras oleosas. Conseguem manter a temperatura corporal constante e repor toda a energia que gastam porque comem, diariamente, o equivalente a 30% do seu peso. No Oceanário, as lontras marinhas comem cinco vezes por dia e são o animal que mais come em todo o aquário.
Texto: Nuno Barroso e André de Atayde, Expresso, 25-02-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-