terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Governo português passa na prova + Krugman deixa "eles" doidões

A primeira notícia, que não é surpresa.
A troika deu hoje nota positiva na terceira avaliação do programa de assistência externa, mas pediu “esforços adicionais” nas reformas estruturais. E garantiu que, se Portugal seguir o programa à risca, os países da zona euro estão dispostos a apoiar o país até que este consiga regressar aos mercados.
 
Portugal passa na terceira avaliação da troika e recebe 14,9 mil milhões

Paul Krugman, foto: Tim Shaffer/Reuters
Aí, o prêmio Nobel de Economia, em 2008, Paul Krugman, vem a Portugal para receber doutoramento honoris causa e afirma que os salários em Portugal deveriam descer de 20 a 30%...
Paul Krugman é o queridinho da esquerda socialista e mantém um blogue no jornal brasileiro "Estado de S. Paulo": "A consciência de um liberal". Hummmm....
Abaixo comentários de Miguel Sousa Tavares, que não é propriamente um alinhado com o atual governo de Portugal, pelo contrário:


Aí, galambinhas (e gambozinos) escrevem que não foi isso o que ele disse...
Deixo vocês com o post de Miguel Botelho Moniz, no blogue "O Insurgente": 

No dia em que Krugman veio a Portugal reiterar a (óbvia) ideia de que os países periféricos como Portugal necessitam de ajustes salariais significativos para recuperar a sua competitividade relativamente à Alemanha, algo que parece despoletar um sério caso de dissonância cognitiva ao nosso estimável deputado João Galamba, este último resolve citar Joseph Schumpeter (of all people) para justificar que a poupança não precede o crédito. Talvez não devesse ficar surpreendido; afinal de contas, relativamente ao mesmo Schumpeter, ele já tinha convertido o conceito de destruição criativa noutro de criação destrutiva.
Mas neste caso trata-se de mais do que um simples lapsus linguae. Neste caso existe confusão entre o processo de crédito ao empreendedor, enquanto motor de inovação, que resulta em crescimento económico; e crédito ao consumo (ou pior, crédito ao elefante branco). Existe também confusão entre o processo de crédito micro-económico que, como escreveu Schumpeter, permite ao empreendedor ter acesso a recursos antes de ter um “direito” (claim) aos mesmos; e o processo macro-económico de expansão de crédito por via bancária, juros artificialmente baixos face ao que deveriam ser e decisões de investimento erradas, como resultado. Por fim, e o erro mais grave, é a conclusão que o João Galamba retira de que a poupança é um output. Mesmo que possa existir crédito em excesso da poupança original (é o caso no crédito bancário assente em reservas fraccionadas), e mesmo, por absurdo, que pudesse ser criado crédito directo pelo banco central às empresas e aos consumidores, via impressora de notas, isso resulta sempre em consumos de recursos que tiveram de ser anteriormente produzidos, ou, no limite, na diluição inflaccionária de valor anteriormente criado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-