sexta-feira, 7 de março de 2025

Fábrica é interditada após vídeo de picolé com barata viralizar

Agentes descobriram que estabelecimento não tinha licença sanitária, certificado dos bombeiros e telas de proteção contra pragas

O Dia


A fábrica de sorvetes Doce Verão foi interditada, nesta quinta-feira (6), após o vídeo de um picolé da marca com uma barata presa ao doce viralizar nas redes sociais, durante o Carnaval. O episódio aconteceu na Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio, mas o estabelecimento fica em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Uma fiscalização encontrou uma série de irregularidades no local.

A ação foi realizada por agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e do Procon-RJ, com apoio do 39º BPM (Belford Roxo). As equipes identificaram que a fábrica não tinha licença sanitária, certificado do Corpo de Bombeiros e constataram más condições estruturais, como rachaduras e mofo em paredes e teto, ralos inadequados, além da falta de telas de proteção contra pragas.

A Doce Verão deve apresentar um plano de adequação para que as atividades sejam retomadas dentro das normas sanitárias e regulatórias. Segundo o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a medida pretende proteger a saúde da população. O caso vai continuar sendo monitorado pela Sedcon e Procon, para garantir o cumprimento das exigências. 

"O Código de Defesa do Consumidor garante o direito à saúde e segurança. As condições encontradas nesse estabelecimento são inaceitáveis. A interdição é uma medida necessária, e a empresa só poderá reabrir após corrigir todas as irregularidades", afirmou o Fonseca. 

A reportem do DIA tenta contato com a Doce Verão. O espaço está aberto para manifestação.

Vídeo viraliza e vira piada nas redes sociais

O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um picolé do tipo Ski Branco, da Doce Verão, com uma barata, aparentemente inteira, presa no sorvete. Nas imagens, o banhista que registrou o episódio descreveu a cena com incredulidade. "Coisas que só acontecem no Recreio, olha isso. O picolé que a menina acabou de comprar aqui, olha o que tem dentro do picolé. Uma barata inteira, grande", afirma o homem. Confira abaixo.

Após o susto, cariocas não perderam a oportunidade de brincar com a situação. Nas redes sociais, diversas pessoas deixaram comentários com piadas e ironias sobre a presença de insetos nos doces, nas publicações da fábrica. "Qual a variedade de sabores de insetos disponíveis?", perguntou uma. "Vocês vendem picolés nos sabores besouro e grilo também?", questionou outro.

"Tem que pagar pela barata ou é brinde?", escreveu mais uma. "Pediram um sorvete barato e vocês entenderam com barata", diz um comentário. "Gostei da promoção. 'Tá' barata!", ironizou outro. "Se encontrar a barata ganha outro picolé?", brincou mais um. "Tem o de barata na versão flocos ou só inteira?", fez piada um internauta.  

Título e Texto: Redação, O Dia, 7-3-2025, 9h19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-