sexta-feira, 5 de julho de 2013

Mural de Recados (para) José Manuel

José Manuel, que iniciou uma GREVE de FOME na segunda-feira, dia 1º de julho de 2013, no saguão do aeroporto Santos Dumont, tem recebido APOIO e SOLIDARIEDADE de seus ex-colegas, familiares, amigos, conhecidos… 


Também tem recebido centenas de telefonemas. A sua caixa postal eletrônica deve estar abarrotada de mensagens.
Seus familiares acompanham e lhe transmitem os artigos que aqui vão sendo publicados assim como os comentários agregadores.
Alguns comentários, sem desdouro para os demais, carregam uma emoção eterna. Se todos merecem ser lidos por José,  e o serão, estes mais ainda.
Então… pensamos em criar um Mural de Recados (para) José Manuel: um local onde José, regressado da sua epopeia, possa ver e ler todos (ou at least, a grande maioria) os recados, alôs e mnsagens que lhe foram destinados.

Julgamos que alguns comentários já publicados podem e devem perfeitamente ser (re)publicados neste Mural.
Para a publicação do seu recado é muito simples:
a) deixe o seu comentário na caixa de comentários desta postagem;
b) envie por e-mail para caoquefuma@gmail.com
Por favor, não esquecer de citar, além do nome (óbvio!), a cidade e o Estado ou País.
Muito obrigado!


Nelson Cirtoli, RS, 05-07-2013 
José Manuel
Tua atitude, independente do resultado ficará gravado na mente de todos os aeronautas e aeroviários e seus familiares.
Com certeza essa lembrança será muito mais forte, entre aqueles que compartilharam as horas de trabalho e pernoite juntos contigo.
Não há como agradecer. Talvez externar uma admiração, um sentimento de muito carinho pelo que fizeste, um ato de quem tem uma espiritualidade evoluída, bem acima da média.
Caso a doutrina espírita esteja certa tens um corpo alojando um espírito em grande estágio evolutivo.
Que Deus, os céus, os anjos, ou em que voce acreditar, creditem para tua vida eterna, essa tua ação em prol de uma comunidade de velhos, muitos em condições mínimas de vida, passando inclusive necessidades.
Por fim, confesso que me senti pequeno, diante de teu ato e reconheço que eu não teria coragem para tal.
Para encerrar, acho que não há nem como agradecer, mas posso te deixar um grande beijo na alma. Um beijo, que na verdade engrandece mais a mim, pela honra.
Fica com Deus! Amigo.
Nelson Cirtoli - (M/V Cirtoli)

O cão que fuma, blogosfera, 05-07-2013:
José, o post que informou o início da sua GREVE de FOME já é o terceiro mais visto do blogue. Neste momento registra 8 785 visualizações.

Janda Mendez, Rio de Janeiro, RJ, 05-07-2007
Oi, receba um abraço virtual, boa sorte e fique aí até quando você puder. Este governo não tem sensibilidade. A Globonews, só fala no movimento dos jovens. Dos idosos eles não comentam nada.
Deus te guarde e ilumine.
Janda

Celso - São Paulo – SP, 05-07-2013
Meu sogro é um dos aposentados do AERUS
"José Manuel, vejo sua atitude extremada com uma certa ponta de inveja. Vejo estes senhores e senhoras, sendo ignoradas por essa gente do governo e seus comparsas, que lesam  diariamente os cofres públicos como estamos vendo há anos.
- Será que essa corrupção toda, não causa graves danos a UNIÃO ?
- Será que alguém do governo não pode solicitar um jato da FAB, para que um representante não vá até o Rio para acabar com essa atrocidade ?
Estamos cansados de nos indignar.
Força, meu amigo .....
Um abraço,
Celso

Carlos Edmundo, 05-07-2013
O ato do  nosso colega, José Manuel , nos faz pensar como é imensa, profunda a alma humana. Nada neste mundo nos pertence, ao mesmo tempo tudo é nosso.
O que é mais valioso nessa vida?
O patrimônio, ou a bondade, a solidariedade?
Seu puro amor em ação ao próximo, e para com todo o universo AERUS, externa sua alma interior e nos exempla para sermos melhores.
O egoísmo, o apodrecimento como humano, passa ao largo deste iluminado. Seu degrau é mais digno.
Assim como um bravo grupo "invadiu" o AERUS,  Zé no seu ato solitário, externou sentimentos de como é possível dividir e oferecer.
Me preocupa o bem-estar e a saúde de todos nesta saga inglória, particularmente do José Manuel, e rogo que quando sentir uma fronteira mais tênue, retorne para seu lar.
Calou hipócritas e calou preconceitos.
O mundo se tornou melhor.
Abraço
Carlos Edmundo   


Não dá!
Meus amigos, peço imensa desculpa mas não dá para trazer para cá, para o corpo da postagem, os comentários recebidos. A cada vez que o faço, o html se desconfigura e faz o que quer, abre grandes clareiras entre linhas, etc… Ainda bem que tenho por hábito visualizar a postagem antes de publicá-la…
Lamento. A intenção foi boa. Mas também não é uma grande decepção haja vista que os comentários podem ser lidos sequencialmente.
Agora sei que vou gastar uma boa meia hora para arrumar a postagem, depois desta inclusão, well
JP 

27 comentários:

  1. Oi, receba um abraço virtual, boa sorte e fique aí até quando você puder. Esse governo não tem sensibilidade. A Globonews, só fala no movimento dos jovens. Dos idosos eles não comentam nada.
    Deus te guarde e ilumine.
    Janda

    ResponderExcluir
  2. Joka Klein, 05-07-2013:
    Prezado e RESPEITADO Amigo, Zé Manuel...Precisávamos disto aí que você está fazendo... Pois esses "cidadãos"que nos representam, estes falsos "justiceiros", não têm a sua dignidade, a sua força, a sua competência e a sua grande dedicação aos seus companheiros, são desumanos, são frios, quando não, movidos por interesses próprios. Estes só veem seus próprios narizes, só pensam nas próprias vantagens... Gostam de aparecer na mídia, de ser o foco das atenções... Você, com sua humildade, com o seu sacrifício e com sua boa vontade demonstra a todos nós,o quão grande é seu caráter e o seu valor... Que DEUS te abençoe... AMIGO...
    Joka Klein

    ResponderExcluir
  3. Pelo amor de DEUS não deixem que aconteça algo de ruim com a saúde desse amigo tão querido.
    Louvável demais sua postura, porém nao conseguimos comover quando na ocasião do fechamento da nossa querida VARIG. Eramos milhares de orfãos. Repercutiu nos quatro cantos do mundo e nada adiantou. Sei que devo ser otimista mas não em cima de uma atitude de um colega que podera ter conseguencias
    graves por conta dessa atitude.

    ResponderExcluir
  4. Força amigo, estamos aqui orando e torcendo por você. Sem Luta não há vitória e esta está muito próximo de acontecer. Saúde e Paz.
    Jorge Tartaruga. Salvador/Ba.

    ResponderExcluir
  5. José Manuel:
    Vai dar tudo certo, estou torcendo por vc. Quanto maior a luta, maior a vitória...ela chegará muito em breve!
    Lenira, Brasília/DF

    ResponderExcluir
  6. Zé , segundo Franz Kafka:
    "A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana" . Muito obrigada querido, meu respeito a você!
    Lucia Lopes

    ResponderExcluir
  7. De Ingrid Ruck
    José Manuel, meus respeitos !! você e os Confinados estão dando provas de força,coragem e determinação !!
    Ingrid Ruck

    ResponderExcluir
  8. José Manuel...

    Força!!!
    Não esmoreça!!!
    Estamos todos com você.
    Parabéns!
    Abraço,
    Dolores Arieta

    ResponderExcluir
  9. Ilca Eras, Los Angeles, EUA, 05-07-2013:
    José Manuel, tentei falar por diversas vezes, daqui de LAX, para te dizer: VOCE JÁ FEZ O MAXIMO!!!!! NADA e NINGUÉM consegue sensibilizar estes nossos governantes! Nós te AMAMOS e RESPEITAMOS , e te queremos fora desta "greve de fome"...VOCE SEMPRE SERÁ UM HEROI PARA TODOS NÓS, mas te queremos saudável e vivo!!!! Bjs,
    Ilca

    ResponderExcluir
  10. Luiz Tadeo Galvão
    VALEU.........VC ....PARA MIM E UM VENCEDOR......PERDEDOR FOI O JOAQUIM QUE ESTA SENDO DESMASCARADO;;; PARABENS PELA CORAGEM....NOS FUNSCS APOSENTADOS DA VARIG AGRADECEMOS SUA COLABORAÇÃO.......
    LTG

    ResponderExcluir
  11. Wilson Farias
    Meu colega e amigo, sua ação foi maravilhosa e eu o respeito muito como sempre assim foi, mais volte para casa, o MINISTRO já tinha sua posição, assim como todos deste maldito governo não ganhamos esta e nem sera a proxima, volte para seu lar, e receba um grande e fraternal abraço deste colega e amigo
    Wilson Farias

    ResponderExcluir
  12. Nelson Schuler e Líbia Schuler
    JOSÉ MANUEL, teu nome deve ser escrito em letras maiúsculas, pois, você é impávido e demonstrou que "Quem quer faz, quem não quer manda".
    Tua ação até aqui para nós foi de suprema dedicação a causa, que conta também com muitos Guerreiros, mas você é um homem cujo o nome entre as classes Aeronautas, Aeroviários e passantes pelo SDU lembrarão sempre.
    Que DEUS abençoe sua pessoa, seus familiares e apoiadores e que tua coragem seja premiada com a vitória, que será de todos, mesmo dos acomodados.
    Fique bem sempre e sendo um exemplo de perseverança e dignidade.
    Nelson Schuler, Aeroviario Aposentado,75 Anos - Brasileiro Indignado, Rio de Janeiro, 06-07-2013

    ResponderExcluir
  13. Não dá!
    Meus amigos, peço imensa desculpa mas não dá para trazer para o corpo da postagem, os comentários recebidos. A cada vez que o faço, o html se desconfigura e faz o que quer, abre grandes clareiras entre linhas, etc… Ainda bem que tenho por hábito visualizar a postagem antes de publicá-la…
    Lamento. A intenção foi boa. Mas também não é uma grande decepção haja vista que os comentários podem ser lidos sequencialmente.
    Agora sei que vou gastar uma boa meia hora para arrumar a postagem, depois desta inclusão, well…
    JP

    ResponderExcluir
  14. Sergio Barros, Rio de Janeiro, 06-07-2013
    Cabra macho!!!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela sua coragem de mostrar nossa situação para o Brasil inteiro. Você saiu vitorioso, abraço.
    Luiz Alberto Kontz, São Leopoldo, RS, 06-07-2013

    ResponderExcluir
  16. Ana Cila Veloso
    Bravo Zé Manuel!! Mesmo que o resultado ainda não tenha sido justo, vc é um vencedor!

    ResponderExcluir
  17. Jose Manuel e Irene
    A sua atitude me deixou angustiada e temerosa pela sua saude e de sua familia.
    Obrigada por se dispor a tão desagradaveis sensações como fome e desconforto,em prol de todos.Graças a Deus,acabou e espero,com todo carinho,que isto não tenha interferido na sua saude.Fique em paz e com a certeza do meu eterno reconhecimento.
    Abs e beijo na Irene,minha grande e amada instrutora Samantha,que lembro com carinho toda vez que passo em Itatiba.
    Vera Elena


    ResponderExcluir
  18. Jose Manuel, parabéns pela sua atitude,se não deu pra resolver,pelo menos vc tentou.Agora se cuide, não queremos engrossar a fila daqueles que não coseguiram ver o final desta novela tenebrosa. Sou Dueli Ferreira de Moraes, moro em São Paulo. Um abraço !

    ResponderExcluir
  19. Nosso Coração Valente

    Fico a pensar na reflexão do José Manuel antes de iniciar o gesto extremo da greve de fome.

    Imagino que pensou que a sua atitude isolada e heróica não traria nenhum prejuízo a qualquer outra pessoa. Engano, vez que seus familiares, amigos e aqueles desconhecidos que passaram a admirá-lo ficaram muito apreensivos. Sofreram junto com ele.
    Para auxiliar o próximo, deixou de lado uma necessidade básica. Deixou de se alimentar. Para poucos esta coragem.

    Pode ter pensado se ficaria satisfeito se alguém se sacrificasse por ele. Esta é fácil, a resposta é sim. Infelizmente, é da natureza humana um ou poucos se sacrificarem por muitos.

    Certamente indagou se a sua greve de fome poderia ser útil a alguém. Óbvio que sim. Uma coletividade injustiçada é alvo de seu heróico ato.
    Seu sacrifício foi único, mas a vitória seria dividida com milhares de pessoas. Arriscou a sua vida para manter viva a esperança de outros. Seu gesto em nenhum momento teve caráter oportunista. Sua luz brilhou por todos.

    Com gratidão,

    Margareth Matos

    ResponderExcluir
  20. Lana Cristina:
    Querido Jim ! Tudo bem com você ? Tentei deixar uma mensagem para o nosso colega José Manuel mas não consegui. Mas deixo aqui a minha solidariedade e o meu agradecimento por tanta coragem. Abs,
    Lana Cristina

    ResponderExcluir
  21. Odoaldo Vasconcelos Passos
    José Manoel,
    Você é um herói de uma guerra que não deveria existir. Os funcionários da VARIG, uma companhia que orgulhava a todo o povo brasileiro, mas que foi eliminada pelo governo do PT, ou seja, pelo sr. Luiz Inácio que a liquidou, não mereciam o destino cruel a que foram submetidos. O seu ato de protesto, se submetendo a um sacrifício tão extremoso, nos mostra o quanto de carinho e de amor pela VARIG e pelos seus funcionários você tem dedicado. Parabéns amigo, estou com você, orando para que esse calvário a que você se submete, não seja em vão e que todos os funcionários da VARIG e você saiam vencedores. Fique com Deus e que Ele na sua infinita bondade dê uma solução para tanto sacrifício.
    Odoaldo/Belém-PA

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pelo seu sacrifício e espero que não tenha afetado sua saúde. Eu tive que parar de ir as manifestações por ordem médica e imagino o que vc passou. Só nós, seus companheiros damos valor ao seu ato pq os políticos não estão dando a mínima. Que decepção com o JOAQUIM.
    Saúde pra vc e mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Uma vida de sacrifícios a espera de, pelo menos ao se aposentar, poder ter merecido descanso e paz junto dos familiares e amigos.
    Em momento de ter paz, você foi lá e fez mais um grande sacrifício em nome de tantos outros como você.
    Você merece o melhor desta vida.
    Circe Aguiar

    ResponderExcluir
  24. Parabéns por sua coragem e determinação!! que mostre para todos que a luta é válida, mesmo quando não vencedora na hora, mas como força para maiores batalhas !!

    ResponderExcluir
  25. Vc é um herói, filhote que DEUS te protega e ilumine sempre, pela sua determinação e coragem, fique na PAZ
    wanderley secarini

    ResponderExcluir
  26. Parabéns! Ainda que atrasados!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-