sábado, 9 de novembro de 2013

Qual a maior batalha portuguesa?

Luís Almeida Martins
Se se perguntar a um português comum qual a mais importante batalha naval travada por uma esquadra nacional, o mais provável é ele ficar calado. Se tiver alguns conhecimentos históricos, lembrar-se-á de Aljubarrota, de Alcácer-Quibir, de La Lys, de São Mamede, do Buçaco, talvez das Linhas de Elvas, do Salado ou do Vimeiro. Mas tudo isso são batalhas terrestres. Agora naval… 

Pois bem, os Portugueses não só travaram como venceram um dos mais decisivos recontros navais de sempre, com uma importância estratégica equivalente à de Trafalgar, de Lepanto ou de Tsushima. Foi quando, a 3 de fevereiro de 1509, uma armada de nove naus, seis caravelas, duas galés e um bergantim comandada por D. Francisco de Almeida, primeiro vice-rei da Índia, desbaratou a frota conjunta do Império Otomano, do sultanato mameluco do Cairo, do samorim de Calecute e do sultão de Guzerate, reforçada por gente das repúblicas italianas de Veneza e de Raguza.

A batalha feriu-se ao largo de Diu, em frente da costa indiana de Guzerate, e o seu desfecho assegurou aos Portugueses o controlo do oceano Índico durante muitas décadas. Livres para navegar naquelas águas, conquistaram depois facilmente portos da África Oriental e da Arábia, de Ceilão e da Malásia, num domínio incontestável que perduraria até à chegada dos Ingleses, um século mais tarde.
Título e Texto: Luís Almeida Martins, in “365 Dias com histórias da História de Portugal”, página 145

Um comentário:

  1. Isto foi uma das coisa que sempre me intrigou ao longo da vida
    O porquê da abstenção Portuguesa em relatar os seus feitos ou mesmo os seus produtos.
    Uma Nação com uma história tão maravilhosa ao não se vangloriar por isto nega a si própria a realização destes atos
    Ao contrário de Nações como a França, por exemplo que investe mercadologicamente até em suas derrotas, Portugal sempre se esconde de seus triunfos . Por Quê ?
    Será que a escola de "marketing" sempre foi fraca em Portugal ?
    Portugal tem um dos três melhores vinhos do mundo, tem o único vinho naturalmente gaseificado, o famoso vinho verde, sem ser achampanhado, tem a região demarcada mais antiga do mundo que é a região do Douro e seu maravilhoso vinho do Porto e finalmente tem o melhor azeite do mundo, pois nada se compara ao seu aroma e paladar, e ai ? onde isso é tão conhecido ?
    Os vinhos Italianos por exemplo são bons mas não tão bons quanto os Portugueses e no entanto o merchandising é fabuloso. Porquê ?
    Portugal tem vinhos que colocam por terra qualquer afamado Francês.
    Os Espanhóis não chegam nem aos pés
    Isto tudo eu estou dizendo com conhecimento de causa , pois andei 32 anos pelo mundo e isso sempre me chamava a atenção, ou seja a pouquíssima divulgação de seus melhores produtos.
    Ultimamente é que se nota uma reação e empresas de azeite por exemplo estão mais agressivas.
    Alguma vinícolas também o estão , mais precisa ser muito, muito mais do que o fazem
    O solo Português é talvez o melhor da Europa, devido á sua formação geológica e situação geográfica privilegiada por duas correntes marinhas.
    O Bacalhau por exemplo nunca foi Português, mas não se come em lugar algum do mundo e com a diversidade de receitas, esse famoso peixe
    E então ? o que está faltando ?
    História ,literatura, gastronomia e vitivinicultura são extremamente vendáveis e rentáveis e Portugal possui as melhores do mundo.
    Estão precisando de marketeiro ?
    Eu me candidato , com prazer, e faço Portugal desabrochar
    José manuel

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-