domingo, 12 de outubro de 2014

Marina declara apoio a Aécio e nega que decisão seja 'acordo para governar'

Anúncio acontece após uma semana de negociações e um dia depois de Aécio assumir compromissos colocados por Marina

Foto: Futura Press
Em coletiva realizada na manhã deste domingo (12), Marina Silva, candidata derrotada à presidência da República pelo PSB, declarou seu voto e seu apoio a Aécio Neves, do PSDB. 

"Tendo em vista o compromisso de Aécio, declaro meu voto e meu apoio. Votarei em Aécio e o apoiarei. Votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e de seu partido e, principalmente, entregando à sociedade brasileira a tarefa de exigir que sejam cumpridos", disse Marina.

O anúncio acontece após uma semana de negociações com o PSDB e um dia depois de Aécio assumir uma série de compromissos colocados por Marina como condição para apoiá-lo.

Das sugestões apresentadas por Marina, Aécio se comprometeu com a ampliação de políticas sociais e da participação popular, manutenção da prerrogativa do Executivo de demarcar terras indígenas, além de reiterar seu “compromisso programático” com a questão ambiental, tema-chave para Marina, e com a “retomada” da reforma agrária.

Em seu pronunciamento, Marina disse que fazia a declaração como cidadã e brasileira, "que continuará livre e coerentemente suas lutas e batalhas no caminho que escolheu". "Não estou com isso fazendo nenhum acordo ou aliança para governar", completou. 

Marina também disse que não se pode mais "continuar apostando no ódio e na calúnia", em referência à perseguição política que teria sofrido do PT durante o primeiro turno das eleições presidenciais.

Acreditar em "propostas apenas pelo poder", disse ela, é estar sujeito a "pagar um preço muito caro, com a retirada da ética e das relações políticas". "É a substituição da identidade nacional pela identidade partidária vingativa. É ferir de morte a nossa democracia."

Por fim, a candidata disse que vê em Aécio alguém que "interpretou corretamente o que está acontecendo no Brasil nas últimas décadas." "Novamente a história faz com que a gente possa acreditar que progressivamente estamos avançando."

Marina não esclareceu a forma como vai participar da campanha do tucano, mas disse que isso será discutido com Aécio.

Na votação do primeiro turno, Marina ficou com 21,3% dos votos válidos, pouco mais de 22,1 milhões de votos. A presidente Dilma obteve 41,6%, quase 43,3 milhões, enquanto Aécio teve 33,6%, o equivalente a 34,9 milhões. 
Título e Texto: iG, Último Segundo, 12-10-2014, 12h44

Marina Silva: Minha posição

Um comentário:

  1. Agora mesmo que os mandachuvas petistas estão mais apavorados ainda! Não só por perder as mamatas mantidas por doze anos. Mas também por não saber como vão passar para as mãos do Aécio, um país muito diferente quando o receberam das mãos de FHC. Receberam uma nação já livre de uma inflação que ultrapassava a casa dos 90% ao mês. Um país com a possibilidade real de crescer tal a instabilidade conseguida, enfim, um Brasil com sustentabilidade garantida se fosse mantido um pulso firme de administração!. Como explicar para o povo brasileiro porque o nível caiu tanto e, enfim, como explicar os novos focos de corrupção que certamente aparecerão?
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-