sábado, 17 de janeiro de 2015

Pena de morte no Brasil

Valter Almeida
Hoje, dia 17 de janeiro de 2015, as manchetes da mídia têm como destaque, principalmente aqui no Brasil, a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira que acontecerá na Indonésia, ele foi condenado por ter tentado entrar com droga no país e pela lei dos indonésios esse crime é punido com a pena de morte por fuzilamento.

Marco Archer dentro da cadeia na Indonésia. Foto: Rogério Paez/Arquivo pessoal

Como o réu é brasileiro, o governo através da Presidente Dilma, tentou até por telefone ao Presidente Joko Widodo evitar a execução e como resposta recebeu um não. Não quero entrar no mérito da intervenção da Presidente no caso, até acho salutar a atitude dela, apesar de que o seu pedido, em minha opinião, teve ou tem, certa conotação de invasão intervencionista nas leis de outro país, já que, se o Presidente atendesse ao seu pedido, ele mesmo estaria desobedecendo as suas próprias leis que, convenhamos, geraria um precedente para o perdão de outras execuções e como consequência decretaria o fim da credibilidade da lei.

Para mim o que dificultou o perdão do brasileiro é que lá na Indonésia não tem embargos infringentes nem tampouco a troca rápida das leis como aqui no Brasil, como o exemplo que nós tivemos em dezembro de 2014 quando os nossos eficientes parlamentares por amor à Pátria trocaram a lei da responsabilidade fiscal e é por isso que o governo brasileiro não pode intervir na soberania das leis de outro país.

O que o governo brasileiro tem obrigação e o dever de fazer é cumprir a nossa constituição promovendo a segurança dos brasileiros através do cumprimento das nossas leis e mudando a mentalidade da sua Comissão de Direitos Humanos que só defende bandidos, o que o governo tem que fazer é ter a competência administrativa e política para promover uma segurança pública capaz de frear a violência que assola todo o território nacional e que é responsável, só por assassinatos, por mais de 56 mil brasileiros por ano, mais do que as guerras em curso no planeta, o que o governo tem que fazer é falar menos e agir mais na saúde pública para evitar no anonimato outros milhões de assassinatos que são cometidos contra o povo quando morrem por falta de socorro médico, por falta de um procedimento cirúrgico, por falta de medicamentos, por conta da precariedade da falta de equipamentos e instalações adequadas nos hospitais, por conta da demora dos atendimentos para consulta médica que tem causados até mortes nas filas de espera. Palavras de efeito preparadas por marqueteiros e recheadas de mentiras e ilusões não conseguem esconder na prática, a realidade do nosso Brasil de que aqui também tem pena de morte, só que não é explícita nem regulamentada por lei. 
Título e Texto: Valter Almeida, 17-1-2015

[Atualização] O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado na madrugada deste domingo (18) na Indonésia, por volta das 16h deste sábado (17), horário de Brasília, segundo a emissora local TV One e a rede britânica BBC.

11 comentários:

  1. Aprovo as leis da Indonésia, se aqui no Brasil fosse assim, não estaríamos vivendo esse verdadeiro inferno de tráfico de drogas....

    ResponderExcluir
  2. E a presidanta transforma este lamentável episódio – para a família do executado – em mais uma pantomima diplomática:
    Outra trapalhada do anão diplomático

    ResponderExcluir
  3. Si tao criticando a presidenta, eu quero ve si vc um dos seus parente pelo menos ela tentou ajuda , nao ficou julgando quem sao vcs pra julgar alguem nem jesus julgou, estou revoltada com a morte do marco, sei qui ele errou quem nao tem pecado atire a primeira pedra , nos como brasileiros eramo pra tar orando por ele estao criticando. Vcs tem que nascerem de novo. Nao foi atoa qui deus mandou tizunami la na indonezia o povinho estranho casa rebelde , peso a deus que mande mas 1 por que o outro nao foi suficiente pra ele.ainda este ano. Si deus quizer.

    ResponderExcluir
  4. Estou revoltada com a morte de marcos, orei por ele mas deus quiz assim, engracado alguns bradileiros estao criticando a presidenta , envez de julgar tira primeiro a trave dos seus olhos depois a do seu irmao si nem jesus julgou quem sao vcs , acho que a tizunami nao fez muito efeito, deus podia mandar outra. O povinho estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRAFICANTE BOM É TRAFICANTE MORTO, ELES SÃO A ESCÓRIA DA SOCIEDADE. QUEM DEFENDE TRAFICANTE SÃO NO MÍNIMOS SEUS CLIENTES.
      Os desgraçados destroem a juventude e aliciam os menores ao crime.
      O nível de quem escreveu, é fajuto, é alguém se passando por ignorante.
      Sou perito nisso.
      Veja, JIM a frase:
      ....nos como brasileiros eramo pra tar orando por ele ....
      O burro e ignorante escreveria assim:
      .... nos como brasileiro era pra tar orando por ele...
      Desconfio de quem escreveu, SJ.

      Excluir
  5. Acima, comentários com a mesma escolaridade do Guia Universal dos Povos e com a mesmíssima percepção da pessoa feminina que governa o Brasil....

    ResponderExcluir
  6. Estou revoltada com a morte de marcos, orei por ele mas deus quiz assim, engracado alguns bradileiros estao criticando a presidenta , envez de julgar tira primeiro a trave dos seus olhos depois a do seu irmao si nem jesus julgou quem sao vcs , acho que a tizunami nao fez muito efeito, deus podia mandar outra. O povinho estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó joelma de andraus, qual é o estranho povinho?
      Quanto à morte do traficante, lamento sinceramente pela sua família, porque imagino a dor de perder um ente querido.
      Quanto ao traficante, pagou pelos seus atos praticados em plena consciência e liberdade. Perdeu!
      No mais, leia o comentário das 14:56

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-