sábado, 1 de agosto de 2015

A vida custa, Costa - Os dados do desemprego

Pedro Cosme Vieira
[]
Mas as notícias falaram de 12,4%!
Sim, falaram, mas a taxa de desemprego observada é de 12,0%. O que acontece é que o INE faz umas contas e diz que é preciso acrescentar 0,4 pp ao desemprego de todos os meses de Junho por causa da sazonalidade. É que, normalmente, no Verão há menos desemprego por causa das férias e do turismo.
Acrescentou agora 0,4 mas também aumento 0,4 no Junho de 2011 (do Sócrates)
Mas, efectivamente, em Junho de 2015 a taxa de desemprego é de "apenas" 12,0% da população activa.

Durante os governos esquerdistas do Sócrates, o desemprego aumentou!
No mês em que o grande estadista socialista José Sócrates entrou (Março 2005), herdando uma situação catastrófica deixada pelo populista Santana Lopes, a taxa de desemprego estava nos 8,6% e quando saiu, depois de um governo extraordinário onde se deu prioridade às políticas de crescimento e emprego (Junho 2011), a taxa de desemprego estava nos 11,9% (com a tal correcção da sazonalidade, fica em 12,3%).
E durante esse tempo, Portugal endividou-se face ao exterior em 100 mil milhões de euros.

Durante o governo neo-liberal do PSD+PP, o desemprego diminuiu.
No mês em que os Passos Coelho + Porta tomaram posse, a taxa de desemprego herdada do Sócrates era de 11,9%. Em Junho está nos 12,0% e, prevejo, em Outubro de 2015 estará nos 11,8%.
Daqui até Outubro o desemprego vai diminuir pouco por causa do efeito do fim do Verão.

Não pode ser!
Não pode ser mas é mesmo assim, no tempo do grande estadista socialista José Sócrates o desemprego aumentou e no tempo do Passos, o destruidor da economia, o desemprego diminuiu.

O Sócrates e as suas políticas expansionistas (que o António Costa quer fazer retornar) causaram um aumento do desemprego em 3,3 pontos percentuais e um massivo endividamento.

O Passos Coelho, com a sua austeridade, a destruição da economia e a política neoliberal, vai chegar a Outubro com uma taxa de desemprego inferior à que existia no mês em que tomou posse (Junho 2011) e sem endividamento.

É notável ver que, desde Janeiro de 2013, o desemprego está a cair 1,8 pontos percentuais por ano enquanto que nos governos do Sócrates aumentou 0,3 pp por ano…

Evolução da taxa de desemprego (a azul, dados: INE) e a minha previsão até 2020 (a tracejado).

[]
Título, Imagem e Texto: Pedro Cosme Vieira, “Económico-Financeiro”, 31-7-2015 
Leia o artigo completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-