quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Shopping Center de Massamá vai ter um Espaço do Cidadão

Na linha do que tem acontecido todos os anos, durante este mandato autárquico, a freguesia de Massamá e Monte Abraão recebeu no passado dia 14 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e o seu executivo municipal, que aqui realizaram mais uma jornada de trabalho.


Alguns compromissos assumidos pelos autarcas do município e da freguesia durante esta iniciativa foram: a abertura de um Espaço do Cidadão no Shopping Center de Massamá (prevista para o primeiro trimestre de 2017), a construção de um parque de lazer na Rua Ramada Curto em Monte Abraão, que contará com a construção de um parque de lazer com parque infantil, aparelhos de ginástica, campos de jogos para crianças, um espaço de estadia para seniores, áreas verdes e parque automóvel. Ambos os compromissos assumidos são de grande relevo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas da nossa freguesia.

Referente à aposta na melhoria do espaço público da freguesia, foram ainda enunciadas, mais um conjunto de intervenções que vão qualificar em muito diversas artérias da freguesia, nomeadamente a requalificação da Praceta Cesário Verde no que refere ao estacionamento com o objetivo de melhorar as condições de segurança rodoviária e mobilidade pedonal; a construção de uma rotunda no entroncamento existente entre Avenida Aquilino Ribeiro com a Avenida Azedo Gneco em Massamá. 

Além destas intervenções, foi ainda apresentado o estudo para reperfilamento da Rua José Magro, em que a intervenção prevista vai aumentar o número de lugares de estacionamento, assim como da Rua Garcia Vasconcelos e da Rua Gama Pinto, que terão ambas o mesmo objetivo de intervenção. A Rua das Camélias em Massamá vai também ver repavimentada na faixa de rodagem. Conforme apresentação recente do projeto Eixo Verde-Azul, está prevista a intervenção em Monte Abraão, junto à Avenida General Humberto Delgado e Rua Alfredo Keil, onde se prevê realizar a requalificação da área envolvente da ribeira, com a criação de uma zona pedonal e uma outra zona de vivência para usufruto em segurança e com conforto daquela zona.  
(

16 comentários:

  1. Espaço do Cidadão: o que é e onde encontrar

    Nasceu para ajudar o cidadão no relacionamento com a Administração Pública. Falamos do Espaço Cidadão. Descubra o que é onde encontrar o que mais lhe convém.

    No seguimento da política de modernização e simplificação administrativa, o Espaço do Cidadão veio permitir aos portugueses obterem ajuda na relação digital com os serviços públicos. E já estão distribuídos por diversos pontos do país. Encontre uma Loja ou Espaço do Cidadão perto de si. Também pode utilizar o Mapa do Cidadão.

    O que é o Espaço do Cidadão?
    Não se confunda com Loja do Cidadão. O Espaço do Cidadão funciona como um balcão único de atendimento onde pode resolver diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, através da internet. É solução para todos, incluindo os chamados infoexcluídos, já que se trata de um atendimento digital assistido.

    Onde encontrar?
    A rede de balcões Espaço do Cidadão é coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa, em parceria com autarquias locais e os Correios de Portugal (CTT). Por isso, encontrará um Espaço do Cidadão na sua câmara municipal ou junta de freguesia ou num balcão dos CTT.

    Aos espaços disponibilizados pelas autarquias juntam-se os que estão a funcionar nos CTT, contando-se centenas de espaços distribuídos pelo país.

    Através do atendimento digital assistido num Espaço do Cidadão poderá resolver situações como:

    Alterar a morada do cartão de cidadão;
    Obter certidões de registo civil, comercial e predial;
    Obter o registo criminal;

    Registar a propriedade intelectual;
    Renovar autorização de residência do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras;
    Revalidar a Carta de Condução;

    Efetuar pedidos à Segurança Social ou Caixa Geral de Aposentações;
    Marcar consultas no Serviço Nacional de Saúde;
    Pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença;

    Consultar listas de espera para cirurgias;
    Apoio no preenchimento da declaração anual de rendas;
    Apoio na verificação das faturas constantes do sistema e-fatura.

    ResponderExcluir
  2. Como moradora na Praceta Cesário Verde,em Massamá, gostaria de saber em que consiste exactamente a remodelação. Uma das razões que me levou a comprar casa na mesma foi precisamente o facto de se tratar de uma praceta bem larga, com bastantes árvores, para mim, um factor essencial, não só do ponto de vista paisagístico, como do ponto de vista ambiental. Verifiquei, há uns anos, com profunda consternação, que se tinha procedido ao abate da maior parte delas, sem que os seus moradores tivessem sido ouvidos. Temo agora que essa tal "requalificação" implique o derrube das que restam, nomeadamente do belo eucalipto (um de quatro que havia), do grande plátano e da ameixieira, enfim do pequeno espaço de natureza que impede que a praceta seja um repositório de lata... A haver democracia, os moradores deviam ser TODOS consultados quanto a essa pretensa "melhoria". Ao fim e ao cabo, é só pagar impostos?!... E a contrapartida? Recuso-me a acreditar que estraguem o sítio onde vivo. E, como eu, muitos dos moradores na Praceta, sem dúvida! Agradeço, pois, que antes de se iniciarem as obras, a Câmara Municipal de Sintra faculte a TODOS OS MORADORES da Praceta Cesário Verde, em Massamá, o projecto que pretende implementar e o submeta a votação. Seria o mínimo devido a um cidadão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colei o seu comentário no FB da Junta de Freguesia.
      Obrigado.

      Excluir
    2. Resposta da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão:

      Boa noite, a requalificação prevista e que será lançada durante mês janeiro tem como objetivo melhorar a resposta de estacionamento existente com a regularização do existente e criação de novos lugares nomeadamente junto aos predios 9 e 10.

      Nessa requalificação está igualmente prevista a construção de uma rotunda no cruzamento entre a Av Azedo Gneco e a Aquilino Ribeiro. No entanto, não existirão nenhum tipo de abate de árvores.

      Excluir
    3. Obrigada, mais uma vez. Já dá para respirar fundo!

      Excluir
  3. Este artigo foi postado em 28 de dezembro de 2016. Tendo como fonte o FB da Junta de Freguesia.
    De repente, neste último final de semana, viralizou, vamos dizer assim. Neste momento, registra 4 089 acessos!
    O Google nos informa que quase todo esse tráfego vem do Facebook, não do perfil deste blogue, nem do perfil do editor, nem do perfil da Junta.
    Adoraríamos saber de onde vem esse tráfego. Se o generoso visitante puder nos informar como ele chegou aqui (via link de -mail, via Facebook, via site...), desde já, os nossos maiores agradecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Pelo facebook. Pagina de uma amiga.

    ResponderExcluir
  5. O 'Espaço do Cidadão' será no interior do shopping.

    ResponderExcluir
  6. No próximo dia 17 de março pelas 10h, no Shopping Center de Massamá, haverá a inauguração do novo Espaço Cidadão.

    Trata-se de mais um espaço, numa rede cada vez mais alargada a todo o concelho, que irá responder, de uma forma mais célere e acessível, às necessidades de milhares de munícipes.
    Aqui poderá tratar de assunto de âmbito municipal- licenças, vistorias, certidões, SMAS, entre outros. Também terá serviços da Administração Central, como registo criminal, carta de condução, cartão de cidadão e muitos outros.

    Esteja presente e conheça o novo espaço! A freguesia é sua!

    ResponderExcluir
  7. O shopping precisava urgentemente da construçao de rampas quer na parte da frente quer ao longo do corredor do shopping, evitando assim a discriminaçao para com pessoas deficientes motoras e maes com carrinhos de bebe. É lamentavel a volta que se tem de fazer para se entrar ou sair do shopping estando nas situaçoes acima referidas. A Junta de Freguesia deveria ver este problema que ja se arrasta a muitos anos, é URGENTE fazerem a diferença na vida dos cidadaos e moradores de Massamá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoio a construção de rampas.
      Mas, julgo que, além da construção dessas rampas, o shopping precisa, para ontem, de um gestor, administrador, síndico, seja qual for o título!
      Que comece por LIMPAR as áreas interna e externa:
      Lavar os belíssimos azulejos da fachada; padronizar o horário de abertura e fechamento dos estabelecimentos; proibir a 'hora de almoço' das lojas (quer almoçar? Contrate um funcionário para manter a loja aberta durante o horário NORMAL do expediente. Não quer ficar no shopping, ora!, tem tantas oportunidades de lojas de rua!); etc...

      Excluir

Por favor, evite o anonimato! Mesmo que opte pelo botãozinho "Anônimo", escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-