sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Portugal desce para 26º lugar no Índice de Prosperidade


Portugal perdeu uma posição no índice global elaborado pelo Instituto Legatum, que tem em conta o crescimento económico e a qualidade de vida dos cidadãos de 110 países.

A Noruega mantém-se na liderança desta tabela, seguida pela Dinamarca e pela Finlândia.

No caso de Portugal, entre os diferentes sub-índices que servem de base para a posição de cada país no ranking global, é na “segurança” de livre expressão que o país está melhor, na 17ª posição: “Os portugueses têm geralmente segurança para expressarem livremente as suas opiniões”, salienta o relatório hoje divulgado.

Já no que respeita à “economia” (40º lugar) e ao “capital social” (63º), Portugal fica pior situado. No primeiro caso, o instituto sublinha que a economia é “moderada” e que “os portugueses temem pelo seu futuro”. Quanto ao “capital social”, o relatório destaca que “para além do casamento, os portugueses têm fracos laços sociais”.

O instituto Legatum chama também a atenção para a diferença cada vez maior entre os países do Norte e do Sul da Europa, entre um “Norte próspero e um Sul que está económica e socialmente fracturado”.

No caso de Portugal, Itália, Grécia e Espanha (designados por PIGS), o Legatum Institut adverte para os “problemas económicos combinados com uma governação pobre e uma falta de sentimento de bem-estar entre os cidadãos” destes quatro países.

“De facto, os PIGS e os países bálticos correm o risco de serem deixados para trás por países em posição ascendente como a República Checa, a Eslovénia e a Hungria, que estão a tornar-se rapidamente mais prósperos”, acrescenta a mesma entidade.

O instituto faz parte do Legatum Group, uma organização privada de investimento nos mercados de capitais internacionais e na promoção do desenvolvimento sustentável, adianta o mesmo documento.
Título e Texto: Inês Sequeira, Público 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-