quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Assuntos vários – III

Peter Wilm Rosenfeld
Face à variedade de tópicos aos quais preciso me referir esta semana, não me resta outro remédio senão o de mais uma vez usar como epígrafe a acima. Vamos lá:

Ridículos tornados obrigatórios – Não mais podemos nos referir a cegos, surdos, mudos, negro, negrinho, negrão, perneta, maneta e a umas tantas expressões que eram absolutamente corriqueiras e até carinhosas em nosso dia-a-dia. Os negros passaram a ser afro-descendentes (o que todos somos, diga-se de passagem), os cegos agora são deficientes visuais, os pernetas são deficientes físicos, e assim por diante. Absolutamente ridículo. Em meus 80 anos de idade, tive colegas cegos, alguns pretos ou mulatos, e nenhum deles jamais se sentiu ofendido por serem tratados pelo que eram. De repente, algum idiota sentado em um ministério achou que os termos antigos eram ofensivos ou algo assim e lá se foi o bom senso! Coitado do “negrinho do pastoreio”! Virou “pastoreador afro-descendente”...

Foto: DR
Ridículos outros – Coitada de nossa conterrânea Gisele Bündchen! Bastou aceitar fazer uma campanha de propaganda para uma fabricante de trajes íntimos femininos, trajando apenas calcinha e sutiã, já foi execrada por uma Ministra-chefe de uma Secretaria Especial (Sra. Irini Lopes) que achou que a propaganda seria ofensiva ao sexo feminino. Essas, como algumas outras, fazem parte do ridículo petista! É claro que as mulheres brasileiras têm discernimento que usam ao fazer suas compras. As que não tiverem, paciência, mas não é uma lei sobre costumes que fará com que esse problema, se é que isso é problema, seja resolvido. O saudoso Stanislau Ponte Preta (Sergio Porto), certamente incluiria isso em seu FEBEAPÁ (Festival de Besteiras que Assolam o País)....

STF x CNJ – Que coisa mais ridícula essa posição do STF com relação à atual Ministra-Chefe do CNJ. Ridícula e até deprimente para nós. A Ministra que atualmente é responsável pelo CNJ só falou verdades. Claro que tinha que generalizar, pois a enumeração de cada um dos Ministros, Desembargadores e Juízes que desonram a toga seria impossível de uma vez só, eis que a quantidade deles é grande, e existem em cada um dos estados da federação e no Distrito Federal. Para enumerar todos e cada um deles levaria exagerado tempo. De qualquer forma, é muito positivo que esse tema tenha vindo à tona agora, pois nosso Judiciário tem sido uma decepção. No jornal de ontem, li que um juiz em S. Paulo mandou soltar um cidadão que, embriagado e dirigindo em alta velocidade, atropelou e matou uma senhora e sua filha. O argumento é que as provas não eram suficientes! Mas as duas estão mortas, o motorista estava embriagado e dirigindo em velocidade muito acima da permitida! Será que não é o suficiente para manter o irresponsável preso?


Partidos políticos – Lí que há atualmente no Brasil 28 partidos políticos, já incluindo o PSD criado há pouco. Será que em países como a Grã-Bretanha, os EUA, a Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, etc., nos quais há democracia verdadeira, os partidos políticos são financiados pelos governos?, Ou se financiam através de mecanismos tais como “fundo partidário” e outras extravagâncias? E quantos partidos verdadeiros existem? Nesses países os partidos com alguma expressão se financiam através daqueles que os aprovam e apóiam. A arrecadação de fundos existe de verdade. Aqui, ao contrário, os políticos (PT certamente à frente) querem sugar dinheiro do governo, que na realidade é nosso, mas tirado de nós através de tributos escorchantes. Fomos perguntados se estamos de acordo? Jamais! Além disso, os partidos nanicos, sem um único parlamentar no Congresso e que nada significam, seriam eliminados pelo próprio eleitorado se fundos compulsórios não existissem!
Aliás, em países em que a democracia verdadeira existe, há poucos partidos políticos. Nossa salada só subsiste pelos dinheiros que lhes flui do Governo!

Controladores de vôo – Em qualquer país do mundo os controladores de vôo são figuras indispensáveis, pois sua inexistência ou ineficiência colocariam em risco a vida de milhares de pessoas.
E não basta que exista uma quantidade de controladores. Tem que haver qualidade.
Pois bem, parece que nossas “otoridades” não dão a mínima atenção para isso. Há poucos dias li que os atuais controladores estão exaustos, face à insuficiência de pessoal. De lembrar que esse trabalho sempre foi feito pela aeronáutica, predominantemente sargentos da ativa, creio que por se saber que os militares não têm direito de fazer greve, permitida aos civis.
Da forma irresponsável como as coisas são conduzidas “nestepaiz” (“apud” Sr. da Silva), não é impossível nem improvável que qualquer dia volte a acontecer uma tragédia como a que aconteceu há alguns anos, quando um avião da Gol se chocou com um jato pequeno, que estava sendo levado para os EE.UU. Não houve grande divulgação do fato que a culpa primeira foi de um controlador de vôo, que não alertou a aeronave pequena que estava operando sem os necessários instrumentos.
Fica aí o alerta.

Copa do Mundo – Até agora só há incertezas se as obras que o Brasil se comprometeu a fazer para poder sediar, depois de mais de 60 anos da realização da Copa de 1950, uma nova edição desse evento serão realizadas (e terminadas) a tempo. Ao que se lê, a FIFA estaria considerando designar um outro País para realizar a Copa. Li ontem que o Brasil aceitou (a Presidente estava lá e participou das discussões) várias imposições da FIFA, incluindo algumas que colidem com leis brasileiras em vigor! Que belo trabalho fizeram o Ministro dos Esportes Sr. Orlando Silva Jr. e seu chefe anterior, Sr. da Silva! E que tolerante está sendo a Sra. Rousseff.

Finalmente, parabéns ao Sr. da Silva que, após deixar o Governo, se tornou um disputado palestrante internacional, recebendo somas vultosas para dizer besteiras (entre elas, a mais recente, de que a atual crise mundial não é financeira, mas sim política). O que é que os que aceitam pagar ao Sr. da Silva tão elevados valores têm em mente! Será que, grandes como são, não têm consultores que lhes digam que as palestras são uma fraude e que o Sr. da Silva deixou uma brutal herança política para a Sra. Rousseff? Como o dinheiro é deles, podem fazer o que quiserem com ele, mas não se iludam!
Texto: Peter Wilm Rosenfeld, Porto Alegre, 05 de outubro de 2011
pwrosen@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-