quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Escândalos federais


Amigos, todos:
Segue o artigo desta semana.
Listei apenas alguns dos escândalos que estamos presenciando no momento.
Na realidade, a lista é infindável. Todos os dias e a qualquer hora surge um novo. Será que a Sra. Rousseff não fará nada a respeito?
Sua fala ontem à noite foi bonita, mas utópica. Não acreditei em uma palavra!
Grande abraço a todos
Peter Rosenfeld

A Presidente Rousseff jamais deveria ter aceitado a imposição de seu antecessor de manter praticamente todo o ministério que tinha servido a ele, Sr. da Silva.
Ainda mais ela, que havia sido a “gerentona” do governo e, como tal, deveria conhecer muito bem o tipo de pessoa que servia no governo que terminava.
É sabido que no frigir dos ovos, o chefe é sempre o responsável último pelo que acontece com os seus subordinados, para o bem ou para o mal. E é de muito mau tom o chefe atribuir aos que estão sob as suas ordens a responsabilidade por tudo o que acontece!
Lembro que quando comecei a trabalhar, no início dos longínquos anos cinquenta do século passado, um colega que chefiava um setor contíguo àquele em que eu trabalhava, aceitava todos os louros para si e sempre responsabilizava qualquer de seus subordinados pelo que tinha acontecido de errado; desnecessário dizer que era desprezado por seus colegas.
Menciono esse fato para enfatizar a minha opinião de que, em última análise, o que está acontecendo no País atualmente, esse carnaval de irregularidades, principalmente subornos, atribuídos a ministros (as) e a outros subordinados (as) da Presidência da República, são de culpa, em última instância, da Sra. Rousseff.
E, curiosamente, ela nem tem a quem se queixar, a menos que seja ao habitual “bispo” a quem nos queixamos quase sempre...

A “bola da vez” é o Ministro do Trabalho, e sua vez já chegou tarde.
A única referência que se tem do Sr. Lupi, é que começou sua vida política entregando jornais no apartamento do Sr. Leonel Brizola no Rio de Janeiro. O Sr. Brizola se afeiçoou pelo jovem e o introduziu na política partidária. Aí está o currículo do atual Presidente do PDT!
É evidente que o Sr. Lupi será ejetado do Ministério, como o foram os cinco ou seis que o precederam nesse caminho. A pergunta que me faço é se, a exemplo do que aconteceu com o ministro da tapioca, a Sra. Rousseff despejará sobre o Sr. Lupi a torrente caudalosa de elogios como os feitos ao ex-Ministro do Esporte?
Esse fato foi absolutamente inusitado! Ora, se o Sr. Orlando Silva estava sendo substituído, não foi por sua vontade! Muito antes pelo contrário. Então, por que os elogios, que não foram poucos?
A propósito, li no jornal (Zero Hora) desta manhã que o Sr. Lupi está absolutamente tranqüilo de que não será obrigado a renunciar, que está firme como uma rocha!
Será mesmo? Seria o cúmulo dos cúmulos!
Não posso deixar de mencionar o brilhante, iluminado, Ministro da Educação! Como dizia o Sr. da Silva, “nunca antes nesse Paiz se viu escândalo igual!” O que já foi cometido com os estudantes que prestaram as provas do Enem nos últimos anos merece anos de prisão! Mas o Sr, Haddad quer ser Prefeito de São Paulo, sob o patrocínio do Sr. da Silva. Dá arrepios!
Como o povo paulistano e paulista já demonstrou, sabe votar. Façamos votos de que continue assim!
Um outro escândalo, em minha opinião, é o fato de a Sra. Rousseff ter assinado a lei que criou a Comissão da Verdade (depois de tudo o que tinha dito sobre censura).
É escandalosa a forma como isso vem sendo festejado pelos que, nos anos entre 1968 e 1974, praticaram toda a sorte de crimes frontalmente condenados por todos os que realmente prezam os direitos humanos!
Em 1979 apoiaram vigorosamente a Lei da Anistia, que realmente passava uma borracha sobre o que tinha acontecido de 1964 até 1987, quando a Assembléia Constituinte foi instalada.
Depois, e ainda agora, acreditam que os que foram sorrateira e brutalmente assassinados por eles o foram tendo em vista a pretensa luta pela liberdade e pela democracia, enquanto os que foram assassinados por eles o foram de maneira a restaurar as liberdades individuais. Que balela absurda! Isso é conto da carochinha!
Se compararmos o que aconteceu no Brasil depois de 1964 com o ocorrido no Uruguai com os “tupamaros” e na Argentina com os “montoneros” constataremos que no Brasil prevaleceu a índole brasileira, enquanto nos dois países citados a ira hispânica predominou. Aqui morreram em combate talvez duas dezenas de pessoas, em comparação com centenas de vítimas no Uruguai e na Argentina.
Lamentáveis todas as mortes, evidentemente!
E a Sra. Rousseff, que foi guerrilheira e participou de atos criminosos, está patrocinando essa vingança. Lamentável.
Mais: ninguém se iluda. A censura aos meios de comunicação virá logo, logo. Contribuirá para isso o que está acontecendo presentemente no Brasil: os ministros que caíram devem seu “infortúnio” à imprensa livre.
Foi a imprensa escrita, principalmente, que denunciou com sobejas evidências os crimes praticados em vários ministérios. Apesar das juras dos acusados, que provariam sua inocência, essa promessa não foi cumprida em qualquer dos casos!
Essa liberdade terminará. Se não inicialmente por leis federais, será consumado por leis estaduais. E meu estado do RS será dos primeiros a cercear as liberdades!
Para finalizar este texto, algo que está acontecendo em outro dos poderes da República, igualmente lamentável. Esse poder é o Supremo Tribunal Federal.
Já era sabido, pois praticado frequentemente, que alguns processos tramitavam em “segredo de justiça”, o que não me parece correto.
Hoje li que, por determinação do atual Presidente do STF, há processos, e não são poucos, que tramitam sem que uma das partes seja identificada por seu nome.
Constam somente as iniciais dessa parte, na tentativa de que, dessa maneira, a mesma seja protegida!
Não posso crer que isso seja correto. Penso que não exista em qualquer outro País!
Título e Texto: Peter Wilm Rosenfeld, Porto Alegre (RS), 09 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-