segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dia do Aposentado: Um dia de Afagos e 364 dias de Chineladas


Almir Papalardo
Vem aí o dia 24 de Janeiro de 2012. Como todos já devem estar sabendo, é a data em que se comemora o "Dia do Aposentado Brasileiro". Este, espantosamente, também tem o seu dia de comemoração, dia 24 de Janeiro.
É o único dia em que verdadeiramente colocam os aposentados nos píncaros da glória.
Ouve-se então dezenas de discursos inflamados, parlamentares cobrando direitos não reconhecidos de aposentados, exigindo maior justiça para estes indefesos segurados, enfim, todos os políticos defendem os aposentados com grande ênfase, reconhecendo que essa categoria precisa de fato de mais proteção, justiça e carinho. Reconhecem que, como numa carreira de bois, todos os aposentados que ainda ganham mais de um salário mínimo, seguem submissos e conformados, um a um, para serem abatidos através de um corredor estreito, que leva o pobre animal bovino direto para o matadouro. Juram nos seus discursos, num simples momento de empolgação, acabarem com este idêntico fatídico morticínio, imputado aos aposentados.
Enfim, passou o dia de glória para o aposentado. Hoje já será outro dia; é o dia 25. Muitos tiveram suas esperanças renovadas, acreditando que daí para frente tudo será diferente e, que os nossos direitos serão afinal reconhecidos pelos nossos governantes, porque ninguém acredita que tratava-se de farsas, falsidades e ilusionismo. 
Tudo uma falsa esperança! Passado o dia do Aposentado, quando as homenagens foram fartas, bonitas e acima de tudo justíssimas, tudo volta ao normal. Tudo regride a velha rotina. Duvidamos que algum senador ou deputado se recorde do seu discurso feito no dia anterior.

Tanto é verdade que há 15 anos esse procedimento é repetido, sem que nada de positivo seja realmente efetivado. Quando tivemos um percentual de reajuste de 166,78% em 15 anos, um outro grupo de aposentados, talvez o dobro, pertencentes ao mesmo regime, tiveram um índice muito superior de correção, de 418,30%, embora sempre tivessem descontos para o INSS muito inferiores aos nossos. Onde então está a lógica disto? E chamam a isso de melhor distribuição de renda.
Enfim o dia do Aposentado está aí bem próximo, podendo vossas excelências, mandatários deste país, desmentirem tudo o que aqui foi escrito, se realmente tiverem coragem. É só colocarem na primeira votação de fevereiro próximo, qualquer um dos três projetos de aposentados na pauta de discussão, que se encontram obstruídos, proibidos de irem para um debate justo, na Câmara do Deputados que lá já se encontram há quatro anos.
Fica aqui lançado o desafio.
Título e Texto: Almir Papalardo, 16-12-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-