sábado, 22 de setembro de 2012

A verdadeira taxa de desemprego: no Rio são 21,2%!

Cesar Maia 
  
1. O IBGE divulgou a taxa de desemprego no Brasil e afirmou que é a menor da história em meses de agosto: 5,3%. O conceito do IBGE é contar apenas as pessoas que procuram emprego. Em outros países, o desemprego inclui o subemprego medido por ganhos menores que o mínimo e trabalho apenas parcial.   
2. O IBGE, nas tabelas completas que anexa à pesquisa que divulga, oferece todos os dados. Usemos o RIO como exemplo. População Economicamente Ativa (PEA): 5.741.000. Pessoas ocupadas: 5.470.000. Pessoas Desocupadas: 271.000, ou 4,7%. Um valor quase residual. 
3. Mas vejamos os números do RIO no critério comparável com os países europeus ou os EUA. O IBGE informa que no RIO, 889 mil pessoas ganham por hora menos do que o salário mínimo por hora. Ou seja: estão subocupadas do ponto de vista da renda, num emprego para lá de precário. O IBGE informa que 60 mil estão subocupadas, pois trabalham poucas horas por mês.  
4. Somando ambas, encontramos o total de emprego precário ou subemprego, que nos países desenvolvidos é considerado desemprego. São 949 mil pessoas. Agora, somemos estas aos declaradamente desempregados, ou 271.000. São 1.220 mil.   
5. Agora, refaçamos o cálculo em relação à População Economicamente Ativa (PEA) de 5.741.000 pessoas no RIO. A verdadeira taxa de Desemprego de fato é de 21,2%. Um número abissal, espanhol, um espanto. É essa a taxa de verdade de desemprego no Rio. Ou consideramos empregados os que vegetam?   
6. Faça a mesma conta para cada Região Metropolitana e para o Brasil e fique igualmente perplexo. Para o Brasil são mais que esses 21,2% do RIO.
Título e Texto: Ex-Blog do Cesar Maia, 21-9-2012

2 comentários:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-