domingo, 30 de setembro de 2012

Quem foi Viriato?

Aprendia-se na escola que o chefe dos Lusitanos e vencedor dos Romanos era “um pastor dos Montes Hermínios”. Mas ele não era pastor nem tinha nada que ver com a Serra da Estrela.
Luís Almeida Martins
Toda a gente conhece Viriato – ou julga conhecer. Faz parte da cultura geral do português médio descrevê-lo como “um pastor dos Montes Hermínios” que, à frente dos Lusitanos, combateu vitoriosamente os invasores Romanos, preservando a independência portuguesa. Sim, Montes Hermínios era o nome dado em tempos remotos à Serra da Estrela. Imaginamos então os patriotas lusitanos, meio ocultos nas vertentes, a lançarem grandes pedregulhos sobre as legiões que desfilavam ordeiramente pelos vales. Entre dois combates, Viriato e a sua gente recolhiam-se à Cava que tem o seu nome, e que fica na cidade de Viseu. De acordo com esta ideia feita, terá sido assim a primeira guerra portuguesa pela independência.
Mas, na realidade, Viriato era um poderoso chefe guerreiro da tribo dos Lusitanos que viveu e combateu no Sul da Península Ibérica – no Alentejo, na Estremadura espanhola e na Andaluzia. Entre os anos 147 e 140 a.C., infligiu de facto algumas derrotas aos Romanos, que acabaram por levar a melhor depois de terem mandado assassiná-lo à traição, durante o sono.
Provenientes da Europa Central, os Lusitanos eram um dos muitos povos que então povoavam a Península, habitando uma área que se estendia de ambos os lados da atual fronteira luso-espanhola. Depois de conquistada e pacificada a região, os Romanos deram o nome de Lusitânia a uma das províncias em que dividiram a Hispânia: estendia-se pela moderna Espanha adentro e a sua capital era Mérida. Mas na época renascentista começou a dizer-se e a escrever-se que os Portugueses descendiam dos Lusitanos. Tal hipótese foi descartada por Alexandre Herculano em meados do século XIX, mas isso não impediu que o Estado Novo retomasse, para efeitos de propaganda, a ideia de que os Portugueses descendem dos Lusitanos. Ora, os Portugueses são uma mistura de múltiplos povos, na qual talvez entre a componente lusitana, mas em muito menor medida do que a fenícia, a romana, a germânica, a árabe, a berbere, a judaica, a francesa do período napoleónico ou até (basta olharmos em volta) a brasileira, a ucraniana ou a africana dos nossos dias. Escusado será dizer que devemos muito mais aos Romanos – que nos organizaram e de quem herdámos a língua, que bebiam vinho e comiam pão de trigo – do que aos Lusitanos, que tinham costumes estranhos e falavam um idioma perdido e que agora nos seria totalmente incompreensível.

Foto: João Lopes, agosto 2006
E quanto à Cava de Viriato, nada tem que ver com o caudilho lusitano, embora uma pequena estátua sua ali tenha sido erguida em 1940. Trata-se de uma fortificação basicamente da época muçulmana, embora com vestígios romanos atestando a sua utilização já em épocas anteriores. Só no século XVI é que começou a ser associada a Viriato – que provavelmente nunca pôs os pés na bonita cidade beirã, nem na Serra da Estrela.
Texto: Luís Almeida Martins, in “365 dias com histórias da História de Portugal”, página 15.
Digitação: JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-