quinta-feira, 20 de setembro de 2012

"Presidenta Dilma, pedimos que compreenda a nossa causa considerando o tempo que temos à espera e o tempo que temos de vida e abrevie a verdadeira tortura que estamos vivendo"

 Ana Vieira

Digníssima Presidenta da República Federativa do Brasil, Excelentíssima Senhora Dilma Rousseff:
A cena que mais me emocionou em sua posse, além do grandioso feito de termos eleito uma mulher para dirigir o nosso País, foi o desfile em carro aberto, levando consigo sua filha e depois o beijo à bandeira.  

Imagem: AD
Chorei e acreditei!
Ao meu ver, de leiga brasileira que desconhece protocolos, muito menos de posses presidenciais, aquele gesto, mesmo que tenha sido criado por equipes de publicitários profissionais, sintetizou, sobretudo, CONHECIMENTO CONSCIENTE de todos os problemas que afligem os brasileiros junto com o COMPROMISSO de tratar com AMOR todas essas questões e a prioridade que deu à família, reconhecendo seu valor qualquer seja seu formato e mostrando ainda com muita elegância a importante presença do lado humano.  
O fato de sua filha ser uma mulher passou a ideia de continuidade, já que somos portadoras do fato de "gerar", arrastando ainda tudo que envolve a alma feminina na construção abrangente,pormenorizada, forte, perseverante e sensível nas decisões de nosso País.
Parabéns!
Os Xamãs, indígenas, costumam dizer que a "compreensão" é o entendimento visto através do coração. Portanto, quando queremos uma visão mais ampla e um melhor  "entendimento" não devemos deixar de tentar “ver” com o coração. Isso, verdadeiramente, nos ajuda a sermos menos prepotentes diante dos fatos e a termos um entendimento completo e mais equilibrado.  
Vossa Excelência, ainda que muito ocupada no desempenho de suas funções, mergulhada em tantas questões de um Brasil repleto de problemas que sempre viveu em meio a uma guerra crônica moral e ética desde a sua colonização, e os momentos atuais não são diferentes, pedimos que compreenda nossa causa considerando  o tempo que temos à espera e o tempo que temos de vida e abrevie a verdadeira tortura que estamos vivendo.
Afinal, fomos prevenidos, cuidamos de nosso futuro. Infelizmente, impiedoso para os que já se foram!!!!
Trabalhadores da Aviação Civil, por conta do “glamour” que envolve a atividade aérea, sempre fomos obrigados a lembrar de que também temos famílias, pais, filhos, netos, bisnetos, também adoecemos, também perdemos, já sofremos muito a cada partida e torcemos, muitas ou todas as vezes, durante toda a nossa vida profissional pra voltarmos ao encontro de nossos entes queridos.
Torcemos muito e trabalhamos incansavelmente por um Brasil muito além de minimamente humano... com nosso povo mais alimentado, sem problemas básicos de moradia educação e saúde e foi por isso que muitos de nós também dedicamos muito tempo de  nossas vidas, além de nossas jornadas de trabalho, para o processo de mudança política de nosso País juntamente com tantos outros trabalhadores de todos os setores, evidente, mas nossa valentia fez e tem feito alguma diferença.     
Somos, minimamente dignos do cumprimento de direito. 
De nossa parte, tivemos orgulho de exibir nosso País por todo o MUNDO  e pagamos religiosamente durante anos, para o nosso Fundo de Aposentadoria, Aerus, por “esse futuro” digno.
Cada passageiro que transportávamos, contribuía com 1% de sua passagem aérea e travamos verdadeira luta para conseguirmos isso! Sei muito bem porque participei pessoalmente da elaboração do Aerus, nosso Fundo de Aposentadoria Complementar, antes mesmo de assumir o cargo de presidente de nossa Associação de Comissários da Varig/1984, com 12 anos de vôo.
Confesso que lutei e chorava de emoção... mas não acreditava!
Pensando sempre: ... estou lutando, porque não fujo à luta, porém consciente de que quando chegar a minha vez, eles já terão roubado tudo!!
Ora, a mudança política ainda não tinha acontecido e já era a segunda complementação de aposentadoria que eu estaria fazendo. A primeira, quando fui receber, ao fim de 10 anos, pagando regiamente, em 1982, não passava de R$ 1,00. Isso mesmo!  O equivalente a um real.
Como poderia, aos 30 anos de idade, já preocupada com minha aposentadoria, acreditar naquele Brasil e em outros que estavam por vir?
JUNTAMENTE COM OS OUTROS TRABALHADORES DAS DEMAIS EMPRESAS AÉREAS NACIONAIS, QUE INFELIZMENTE PASSAM PELA MESMA SITUAÇÃO DO AERUS, e que poderão atestar essa afirmativa, testemunhamos a imagem de um ..."Brasil não sério...",  "TUPINIQUIM" , de "CAFÉ", "MULHER" E "FUTEBOL".
Temos consciência de que iniciamos e contribuímos bastante, sem alarde, com trabalho diuturno, no "marketing", de nossa Pátria, contrariando a propaganda negativa, "garimpando" com um trabalho brilhante a cada vôo,  em cada aeroporto, em cada loja, inclusive no exterior, em cada "hangar", em cada escritório, enfim, mostrando ao mundo nossa identidade e as beleza que nossa miscelânea genética é capaz de produzir.
Não vamos deixar prevalecer, me permita, a “miséria” que aconteceu com o nosso Aerus, capaz de se alastrar por outros planos de pensão de outras categorias de trabalhadores.
A aviação é um setor que atrai muitas pessoas para o trabalho, mas a grande maioria não consegue alcançar o tempo de serviço necessário, mesmo que especial, para aposentadoria por conta das inadequadas condições de trabalho.
O Aerus, portanto, é um Fundo de Aposentadoria Complementar que que atende àqueles que conseguiram, à duras penas, alcançar esse  limite sempre com o incansável apoio de seus familiares.
Hoje, mais do que quebrados, temos uma decisão judicial que atesta nosso direito, e o agravante só é que muitos de nós já se foram em condições sofríveis. Isso é, no mínimo, DESAMOR!!!! A justiça não deveria ser tão cega assim...
PRECISAMOS AGORA DO SEU PODER!!!
Precisamos ser contemplados PELO DIREITO UMA VEZ  QUE JÁ FOMOS PELA JUSTIÇA, sem mais demora, pelos beijos que demos à nossa Bandeira quando atravessávamos os céus desse nosso Planeta mostrando a cara do nosso BRASIL!
Título e Texto: Ana Maria Vieira Silva, Aeronauta aposentada por invalidez, Ilhéus, Bahia, 20-9-2012
Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-