segunda-feira, 1 de abril de 2024

Pedra do Telégrafo pode se tornar patrimônio imaterial turístico e cultural do Rio

A Pedra do Telégrafo ficou famosa pela pedra que dá a ilusão de que se está caindo no abismo


Larissa Ventura

Foi em primeira discussão o PL 2366/2023, que declara como patrimônio imaterial turístico e cultural do município do Rio de Janeiro a Pedra do Telégrafo, em Barra de Guaratiba. O projeto voltará à pauta para nova votação.

Na justificativa, o autor do projeto, Rocal (PSD), afirma que o local “de repente passou a receber visitantes em massa, ávidos pela “selfie no abismo”, enfrentando filas de até 4 horas para obter a fotografia. A pedra do Telégrafo na verdade é a pedra da Bigorna, o local que dá nome a atração na verdade não possui fácil acesso. A verdadeira pedra do Telégrafo possui uma bandeira do Brasil fincada no topo e é acessível apenas através de equipamentos apropriados“.

O morro do Telégrafo fica no bairro de Barra de Guaratiba e foi apelidado assim pelos locais, pois na época da II Guerra Mundial ali funcionou uma estação militar de comunicação (Saia da Rota, 2016). A pedra que dá a ilusão de que se está caindo no abismo ficou muito popular após viralizar na internet com suas fotos, se firmando como um atrativo de ecoturismo dentro da unidade de conservação Parque Estadual da Pedra Branca.

O Rio de Janeiro tem opções de lazer para os mais variados gostos, inclusive para quem prefere uma atividade com um pouco mais de aventura e mais perto da natureza: as trilhas. Por isso, o DIÁRIO DO RIO fez uma seleção com as mais famosas entre os cariocas. Confira.

Título e Texto: Larissa Ventura, Diário do Rio, 1-4-2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-