segunda-feira, 10 de março de 2025

[Sétima Arte] Beleza Americana


American Beauty
(Beleza Americana, no Brasil e em Portugal) é um filme dramático norte-americano de 1999 dirigido por Sam Mendes e escrito por Alan Ball.

Kevin Spacey é o protagonista do filme no papel de Lester Burnham, um homem que enfrenta uma crise da meia-idade ao se apaixonar por Angela, a melhor amiga de sua filha adolescente.

O elenco é composto por Annette Bening no papel da esposa materialista de Lester, Carolyn, e Thora Birch que interpreta a filha insegura do casal, Jane; Mena Suvari, Wes Bentley, Chris Cooper e Allison Janney completam o elenco.

O filme foi descrito por acadêmicos como uma sátira das noções sobre beleza e satisfação pessoal da classe média norte-americana; a análise se focou na exploração dos temas de amor romântico e paterno, sexualidade, beleza, materialismo, alienação, libertação pessoal e redenção. Wikipédia 

Beleza Americana é uma crônica sobre pessoas comuns vivendo dramas relativamente comuns e que, de certa forma, acabam chegando à conclusões igualmente comuns. Talvez seja justamente este o segredo do filme que, ao final da projeção, consegue nos levar a emoções curiosamente intensas: o fato de sua mensagem ser universal. Como evitar a identificação com um homem tão normal quanto o interpretado por Kevin Spacey?

(…)
Pablo Villaça, Cinema em Cena, 29-2-2000 

No IMDb: 8,3 

Descubra treze curiosidades sobre o elogiado filme 'Beleza Americana' 

A interpretação de Kevin Spacey é primorosa. Não à toa que ele levou o Oscar de Melhor Ator.
Assistia ao filme meio depré, o filme, não eu… ‘preso’ à atuação de Kevin… quando os 15 ou 20 minutos finais me levaram a deixar este bonequinho:


Anteriores: 
Road to Perdition/Estrada para Perdição 
Sentinela 
Quando papai saiu em viagem de negócios 
A haunting in Venice/A noite das bruxas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-