segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

O Porto ganhou, mas também perdeu

Pedro Lebowski

Eu gosto de Farioli como treinador, parece-me que tem algo essencial para qualquer líder, consegue que os seus jogadores o sigam, e isso é o que separa conhecedores de fazedores. 

E fui muito criticado quando disse que o Porto perdeu, mas também ganhou algo no jogo contra o Vitória, no entanto, continuo a afirmar o mesmo que publiquei.

Agora, neste jogo, tenho que dizer o inverso, o Porto ganhou, mas também perdeu, perdeu o efeito surpresa, toda a gente já sabe como o Porto joga.

Hoje, o Tondela nem sequer jogou com uma linha de 5 atrás, jogou praticamente sempre com o duplo pivô à frente dos centrais, porque sabe perfeitamente bem que o Porto não coloca ali muita gente estacionada.

E ao apertar com os médios, criando até alguma superioridade no centro do seu meio campo, controlou o Porto e as suas dinâmicas, não indo nos engodos já conhecidos de Farioli, como seguir individualmente o lateral para o meio ou o extremo para trás, foi um excelente trabalho de entreajuda entre setores.

E o Porto criou muito pouco, e o que criou foi um pouco aos repelões com a intensidade individual dos seus jogadores, como o golo anulado a Mora, que nasce de um trator chamado Froholdt que levou dois jogadores atrás.

E o Tondela também teve uma ou outra oportunidade, porque estava cómodo no jogo.

A 2ª parte teve pouca história, porque abre com os dois golos portistas, um de canto, outro da pressão fantástica de William Gomes com a colaboração do redes. 

Mas o Porto está a criar menos dificuldades ao adversário que criava há um mês, e isto tem sido uma tendência, claro que estando a equipa equilibrada, fazendo a equipa aquela pressão à Farioli, a coisa vai-se mantendo vitoriosa, e quando o adversário domina, há flexibilidade para defender com segurança, como contra Braga e Estoril, ainda assim, há alguns sinais de preocupação.

Dito isto, melhor arranque seria quase impossível, 5 pontos de avanço é fantástico, a forma como o avanço foi conseguido fantástica foi, Farioli ainda continua a ser O homem.

Se não gostaram do texto, passem por cá, que há mais, mas nunca censura, nunca banirei alguém aqui do estaminé.

Abraço,

Pedro Lebowski, Futebol sem tretas, 7-12-2025, 23h01

Relacionados:
CD Tondela 0x2 FC Porto - Resumo, Destaques e Crónica do Jogo
“Não é momento de fazer contas, apenas de somar pontos e vencer jogos” 
Resumo: Tondela 0-2 FC Porto (Liga 25/26 #13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-