segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"Abolição das Corridas de Touros" é o Movimento mais popular no portal do Governo

Causa anti-touradas lidera lista de movimentos no portal do Governo
O promotor do movimento mais votado na Internet terá uma audiência com o primeiro-ministro.

Maria Lopes
Imagem: João Matos/Público
Em menos de uma semana, ultrapassou-se a fasquia das duas centenas de movimentos que surgiram no novo portal do Governo. Os temas mais populares são a educação, que tinha a meio da tarde desta segunda-feira duas dezenas e meia de movimentos criados, e a defesa anti-tourada, com dois movimentos que, no seu conjunto, lideram no número de seguidores.
O Movimento do Sérgio - os apelidos disponíveis são raros -, Abolição das Corridas de Touros foi criado na terça-feira e já ronda os 2760 apoiantes sendo, destacado, o mais popular. A que se somam os cerca de 190 apoiantes do Movimento de Tojo, Contra as Touradas. Entretanto, esta manhã, foi criado por António Prates, de 13 anos, que mora em Vendas Novas, o movimento A Favor da Tauromaquia: Eu Quero Ser Toureiro, que está em 13º lugar, com 105 apoiantes.
No top 5 das causas com mais seguidores, quatro são de educação: em defesa da Educação Visual e Tecnológica - disciplina que o Governo quer retirar do 2.º ciclo do ensino básico - (tem quase 1620 apoiantes), mas também pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (420). O movimento A Escola É para Ensinar. A Família Educa e o Em Defesa dos Guias-intérpretes Nacionais eram os seguintes.
A causa dos animais não se esgota na filosofia anti-tourada - e isso vê-se entre as 15 causas mais populares. Há quem defenda que Não Existem Raças Potencialmente Perigosas (o sexto mais votado, com 240 seguidores), queira Animais Reconhecidos pelo Estado Português, seja pela Transformação dos Canis de Portugal em Locais de Acolhimento e Tratamento a Animais de Rua, pela Abolição da Utilização de Animais em Circos, e promova caminhadas pelos animais no movimento 2 Pernas por 4 Patas.
A legalização da cannabis (estava em 14.º lugar) reunia esta tarde 96 seguidores, mas na área das drogas há também o movimento Quinhentos Milhões (11 seguidores) que defende a legalização controlada das drogas - os quinhentos milhões, alega, é o lucro anual estimado do mercado da droga em Portugal.
A avaliar pelo número residual de seguidores que têm as causas, por exemplo, dedicadas à economia, finanças, política, cultura, emprego, os portugueses preferem abstrair-se das questões que, afinal, regem o seu dia-a-dia. Há causas como IVA no Recibo, Alteração do Sistema Político, Mais Sinalização e Segurança Rodoviária, Fim das Listas de Deputados e Redução da Despesa com Deputados na AR que pouco passam das duas dezenas de apoiantes. Tal como quem se bate Contra os Trabalhos de Casa, ou pede Mais Canais na TDT.
O movimento mais votado no Facebook terá uma audiência com o primeiro-ministro - para a qual ainda não há data. Apesar dos pedidos do PÚBLICO sobre os temas dos movimentos que foram recusados, o gabinete não disponibilizou os dados.
Título e Texto: Maria Lopes, Público, 16-01-2012, 17h51

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-