quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"O Instituto Aerus de Seguridade Social não foi criado com uma regra comprada em banca de camelô"

Exma. Sra. Presidente Dilma Rousseff,
Esta campanha começa nos perguntando porquê é ela importante para nós. O começo da resposta é que, qualquer pergunta ou pedido feitos ao supremo mandatário do país, tem de ser importante pela própria natureza do cargo ocupado por este (ou esta); no caso, V. Excia. Completando a resposta, esta campanha é importante para os ex trabalhadores da Varig e de seus aposentados e pensionistas pelo Instituto Aerus, pela própria violação da Constituição da República Federativa do Brasil em seu Artigo 1º., paragráfo III, onde se lê:
III - a dignidade da pessoa humana;
Ora, Sra. Presidente, que outra coisa se não o descumprimento deste direito fundamental está sendo perpetrado contra os ex-trabalhadores e aposentados da Varig quando se lhes nega o direito líquido e certo – e pago, é bom que se esclareça – com a renúncia de parte do salário de um trabalhador ativo, quando este ou esta optam por um fundo de previdência privado, face à inegável erosão que sofrem ao longo do tempo, as pensões pagas pelo INSS? Sendo que até, não menos importante, tendo os fundos de pensão seguros assumido nos últimos tempos um importante papel na economia do país, suas administrações bem como a fiscalização por parte do estado não podem dar-se ao luxo de serem temerárias.
Mas se importantes como força auxiliar da economia, aos fundos de pensão cabe cumprir a sua função primária que é a de suplementar aposentadorias de trabalhadores.
O Instituto Aerus de Seguridade Social não foi criado com uma regra comprada em banca de camelô, mas nós, ex-trabalhadores e aposentados da Varig, estamos sendo tratados como se assim fosse. Desde 12 de abril de 2006, como se não valessem as leis, a boa segurança jurídica numa nação que se quer justa e democrática – deveres e direitos para todos –, e sobretudo a dignidade humana garantida pela Constituição, milhares de pessoas, a maioria já em idade avançada adoece, perde patrimônio, perde a própria vida em decorrência de um indesculpável calote em seus recursos de subsistência.
Num mundo ideal, este episódio não ocorreria – valeriam os contratos entre as partes; de facto, a lei. Ou seria corrigido em tempo hábil – nos abandonados por seis anos com as conseqüências desastrosas que saltam à vista. E seus (ir)responsáveis punidos conforme a lei.
Mas no mundo possível, Sra. Presidente, é urgente, malgrado os danos irreversíveis já impostos, que se faça a justiça e se reponham os direitos deste grupo de que sou parte e que possamos mediante a firme determinação de V. Excia, viver o terceiro ato de nossas vidas, a nossa velhice, com a dignidade que nos fizemos merecedores não somente pelo que diz a Constituição, mas também pelas nossas décadas de trabalho servindo à nossa empresa e por extensão, ao país.
Não somos apenas nós, os ex-trabalhadores da Varig a lhe agradecer. A história também o há de fazer.
Respeitosamente,
Título e Texto: José Carlos Bolognese, Tripulante aposentado da Varig, 02-02-2012.



Estamos pagando por um erro que não cometemos. O interesse de grupos arquitetou a liquidação de uma empresa que representava o Brasil no exterior. Reconhecida mundialmente como excelente empresa, serviços de bordo, segurança, atendimento em terra de melhor qualidade. As agências no exterior eram como embaixadas brasileiras, assuntos diversos eram resolvidas. Funcionários dedicados que vestiam a camisa da empresa (Varig). Na minha vida existiam duas famílias: a minha e a VARIG. Hoje me considero viúvo da segunda. Pagamos uma previdência e acreditamos nela para poder ter uma velhice um pouco melhor e que acontece? O Governo faz intervenção nela, liquida, vira as costas para nós embora tenha uma divida com a empresa de bilhões em processo no STF. E para retardar o processo concordou em fazer um Acordo. Acordo até agora negado. E enquanto isto, desde abril de 2006 já perdemos 648  colegas!
A causa é importante, mas mais importante é poder contar com a ajuda de vocês, população mundial do FACEBOOK, que gritarão a nosso favor. Aos jovens e trabalhadores digo que fiquem de olho em seus planos de previdência pois poderá ocorrer o mesmo com vocês.
Carlos Alberto Souza, 27-01-2012

Textos publicados originalmente no painel "Members" da Causa Presidenta Dilma, AJUDE, os ex-trabalhadores da Varig!
Edição: JP 


Relacionados:
"Ex-trabalhadores da Varig promovem Manifestação no Facebook...
 O caso Varig: "Vou bater muito neste tema."
[MovJÁ!] "Prezado amigo, há aproximadamente três anos..."
Sinto vergonha das atitudes deste governo..."
"Heroína brasileira"
Apelo à Imprensa/Mídia Brasileira
Mais um ano que não passou…
"Não mereceriam estes brasileiros uma vírgula..."
Aviões da Varig parados no Galeão começaram a ser desmontados
Varig ficou à mercê de conveniências políticas, revela WikiLeaks
Nas asas do descaso ("Milhares de famílias esperam a decisão de uma ministra do Supremo")
[Varig/Aerus] A grande vitória do MMA

2 comentários:

  1. Meu amigo.O sr.fala pela boca de milhares de pessoas tambem afetadas em sua dignidade.Agradeço por mim, te-lo como uma especie de porta-voz da minha angustia.Muito obrigada,que Deus lhe abençoe e nos dê a vitoria que precisamos e merecemos.

    ResponderExcluir
  2. São 6 anos de lágrimas, revolta e humilhação.Pucharam o tapete dos idosos e sairam de fininho. calados, sem se dignar a dar ajuda, sem ouvir os pedidos de socorro. Nem com animais se deve fazer isso. Lamentavel, tanto orgulho tivemos outrora, tanta vergonha temos agora perante o mundo ACORDA BRASIL !!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-