quarta-feira, 5 de setembro de 2012

União descumpre decisão judicial sobre Aerus, diz SNA

Ex-funcionários da Varig e de outras aéreas aguardam na Justiça pagamento de R$ 23 mi por mês, diz sindicato
Glauber Gonçalves
A União está descumprindo uma decisão judicial que a obriga a cobrir integralmente a folha de pagamento do fundo de pensão Aerus, dos ex-funcionários da Varig e de outras empresas do setor, disse ontem a diretora de assuntos previdenciários do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Graziella Baggio. A avaliação dos trabalhadores é de que o valor gira em torno de R$ 23 milhões por mês.
"O não pagamento é inadmissível", diz Graziella. "A União deveria pagar imediatamente, pois essa é uma questão social e vidas estão em jogos." Segundo ela, ontem, aposentados e pensionistas do Aerus protestaram em frente à Advocacia-Geral da União (AGU) no Rio. O sindicato afirma que os protestos serão realizados em outras capitais, entre as quais São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
Longa discussão. Representantes dos participantes do fundo de pensão entraram com uma Ação Civil Pública em 2004. A ação teve o seu pedido de tutela antecipada reconhecido em 2006. Após longa discussão jurídica, o Supremo Tribunal Federal (STF) condicionou a aplicação da tutela à decisão de primeira instância, que foi proferida por um juiz da 14º Vara Federal de Brasília, em 13 de julho deste ano, a favor dos aposentados do Aerus.
De acordo com Graziella Baggio, hoje, cerca de 5% dos participantes do Aerus não estão recebendo o benefício a que têm direito. O restante recebe apenas parte do montante devido. "A União foi condenada pela não fiscalização do Aerus e por lhe dar permissão para a renegociação com determinadas patrocinadoras do fundo", disse. Devido aos problemas no Aerus, o fundo está sendo comandado por um interventor indicado pela União.
Título e Texto: Glauber Gonçalves/Rio, O Estado de S. Paulo, 05-9-2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-