segunda-feira, 15 de julho de 2013

A novilíngua do Sindicato Nacional dos Aeronautas, CUT, PT… e a construção do pouco que nunca existiu.

Anteontem, 13 de julho de 2013, recebi este e-mail de Zoroastro:

-------Mensagem original------- 
Data: 13-07-2013 21:34:16
Assunto: 16/07/2013 - GRANDE MANIFESTAÇÃO

COLEGAS:
FAVOR REPASSAR
Aqui  estamos CONFINADOS DO AERUS de onde só sairemos com uma solução para este problema que nos aflige durante os últimos sete anos. Queremos resgatar a dignidade de todos os participantes do AERUS. Somos treze que decidimos por este gesto extremo por não aguentar mais as embromações das autoridades.

As manifestações nas ruas realizadas pelos quatro cantos de nosso País demonstraram que as autoridades só agem sob pressão, então vamos pressionar. E nossa pressão começou com a ocupação do AERUS, com a persistência dos que aqui estão, com o BBPJ – Big Brother por Justiça que divulga nosso problema para o mundo e pelas manifestações nas ruas.

Infelizmente as manifestações de rua tem tido um comparecimento pouco significativo. Colegas somos 10 mil. É verdade que espalhados por este Brasil  imenso, mas no Rio de Janeiro temos cerca de 2.500 participantes do AERUS. Onde estão estes colegas que não comparecem às manifestações? Sabemos que temos aqueles doentes e outros sem condições de se locomover. Mas e os demais???

Nosso confinamento chamou a atenção de alguns  Deputados Federais que formaram uma Comissão para ouvir nossas reivindicações e defender nossa causa. Nós confinados estamos  fazendo a nossa parte. Colegas contamos com vocês para  nos ajudar fazendo a parte de vocês. Unidos seremos vitoriosos.

Para continuar pressionando por uma solução precisamos de todos. Só com um número muito grande de pessoas  nas manifestações poderemos realmente mostrar força e pressionar. COLEGAS A HORA É AGORA.

ACORDEM PARTICIPANTES DO AERUS !!!
COMPAREÇAM !!!
A PRESENÇA DE TODOS É MUITO IMPORTANTE !!!
TRAGAM AS CAMISETAS DAS MANIFESTAÇÕES, APITOS E TUDO QUE FIZER BARULHO.
CONVIDEM PARENTES E AMIGOS PARA NOS AJUDAR NESTA JORNADA.
TRAGAM FAIXAS. FAÇAM CARTAZES. BASTA UMA CARTOLINA E INSPIRAÇÃO. AO FINAL  ALGUMAS SUGESTÕES.

MANIFESTAÇÕES NOS ESTADOS:
DIA 16 DE JULHO DE 2013 – TERÇA FEIRA – 14 HORAS
RIO DE JANEIRO
NA PORTA DO AERUS – RUA DO OUVIDOR, 121 – ESQUINA DA AV. RIO BRANCO
BRASÍLIA
VIGILIA NO SENADO
SÃO PAULO
AEROPORTO DE CONGONHAS
RIO GRANDE DO SUL
AEROPORTO SALGADO FILHO
SANTA CATARINA
AEROPORTO HERCÍLIO LUZ
Aguardamos confirmação dos demais estados. Pedimos aos colegas que se organizem para que o ato atinja todos os Estados. Onde houver um aeronauta ou aeroviário que manifeste sua indignação.

CONFINADOS DO AERUS
Assista ao vivo o confinamento e mande sua mensagem. BBPJ- Big Brother por Justiça. Acesse www.aeronautas.org.br. Assista também neste site às 18 horas – oração e às 20 horas Jornal do BBPJ com as notícias do dia
Tel: 8630-4970

Pois bem, há muito que venho pensando em tornar pública a minha opinião sobre essa iniciativa do Sindicato Nacional dos Aeronautas, órgão filiado à CUT, e da narrativa que essa entidade vem construindo.

Começo por “confinado”. Por entender diferentemente o significado que me querem impor, fui ao dicionário Houaiss. E o que diz ele? “encerrado, enclausurado, isolado”. 

Fiquei mais tranquilo, detesto cometer injustiças. Portanto, não está confinado quem pode sair ou entrar quando quiser; quem recebe generosa e solidária doação, em forma de almoço, de um restaurante das redondezas. Não está confinado quem, em plena entrevista a um canal de televisão, recebe a visita da filha.

Continuando, tampouco são ocupantes do Aerus, como leio por aí. Eles estão em uma sala do Aerus, não ocupam a sede daquele Instituto.

Antes de continuar, deixe-me, generoso leitor, relembrar uma singela cronologia factual.

Acho que a última iniciativa do SNA a que compareci foi no dia 5 de novembro de 2008. O convite era assinado por ZOROASTRO:

PESSOAL:
REUNIÃO AMPLA, GERAL E IRRESTRITA !!!!
PRÓXIMA QUARTA-FEIRA - DIA 05/11/2008 - ÀS 14:30 HORAS NO SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS - RUA FRANKLIN ROOSVELT , 194 - 8º ANDAR - CENTRO - RJ
COMPAREÇAM !!!!

Esta reunião tem por principal objetivo relatar o trabalho realizado em Brasília.
Manter todos atualizados da situação de nossas ações e dos próximos passos que iremos trilhar.
Esclarecimentos de dúvidas.
Favor repassar este Email para os colegas. Avise aqueles que não tem internet.

Abraços
ZOROASTRO

Como disse, estive presente. E foi nesse dia que ouvi da então presidente do sindicato que deveríamos ter cautela em soltar informações para a mídia.

No dia 30 de novembro de 2008, três membros da Comunidade no Orkut "Comissários/as Aposentados RG", ajudados financeiramente por alguns membros dessa Comunidade, partiram para Brasília. Lá, se encontraram com o quarto membro, Johnny Benevides. Esses "enviados especiais" foram: Amaury Guedes, Cleia Carvalho, Johnny Benevides e Barcellos Xavier:


Manifestação de Aposentados: a concentração foi na Candelária. Marchamos pela Av. Rio Branco até ao prédio do INSS, na Rua Pedro Lessa. De lá seguimos até à ALERJ, na Rua 1º de Março. Foi no dia 10 de dezembro de 2008. O SNA e a APRUS fizeram saber que não se juntariam à manifestação.


Na noite de 17 para 18 de dezembro de 2008, um grupo de ex-trabalhadores da Varig, ativos e aposentados, juntou-se à Vigília convocada pela FAAPERJ:


Foi nessa noite de vigília que surgiu a ideia de irmos para os aeroportos e nos revezarmos em vigília permanente. Nasceu assim o grupo Camisas Pretas que fez a sua primeira vigília no saguão do aeroporto Santos Dumont, no dia 15 de janeiro de 2009. Curiosamente, no mesmo local onde, anos depois, o ex-comissário José Manuel fez a sua greve de fome.


No dia 13 de fevereiro de 2009, estivemos, os “Camisas Pretas”, em frente à sede da Varig enquanto se realizava uma assembleia de credores.


No dia 20 de março de 2009, juntámo-nos, “Camisas Pretas”, mais uma vez, ao pessoal da FAAPERJ e da COBAP que promoveram uma passeata da Estação Leopoldina até à Avenida Presidente Vargas e volta.


No dia 15 de abril de 2009, o então presidente Lula veio ao Rio de Janeiro, para participar de um simpósio internacional. Convidei o pessoal dos CPs. Lembro-me bem quem estava ao meu lado na fila de cadeiras de costas para o vidrão da sala de desembarque.

Cinco pessoas estiveram em frente ao Hotel Intercontinental. Naquela manhã de 15 de abril de 2009 nasceu o Movimento ACORDO JÁ!



Desse dia em diante muitas vezes esteve esse Movimento nas ruas e praças do Rio de Janeiro mostrando e lembrando à população fluminense o drama dos ex-trabalhadores da Varig.

Na noite de 16 para 17 de setembro de 2009, um grupo de ex-trabalhadores da Varig, ativos e aposentados realizou uma vigília na escadaria da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na Cinelândia:



É desse Movimento a iniciativa de uma petição online que solicitava aos ministros do Supremo Tribunal Federal celeridade no julgamento do Recurso Extraordinário 571 969, que foi entregue em abril de 2011, e que é parte integrante do processo.


Vale a pena lembrar (porque eu não esqueci) e ressaltar a contrariedade expressa no blogue de famoso advogado e no site do Sindicato Nacional dos Aeronautas acerca dessa Petição.

Esse Movimento ACORDO JÁ! esteve em muitos locais… na Avenida Atlântica, na Avenida Vieira Souto, na Cinelândia, na Candelária, na Praça XV, em frente ao Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, na Procuradoria-Geral da República, na Avenida Rio Branco… em frente à sede do Aerus, então no Flamengo… no Campo São Bento, em Niterói… em frente à ABI, em frente ao Fórum da Justiça…

No canal do Youtube do Movimento ACORDO JÁ! o leitor poderá relembrar os locais, desde agosto de 2009. Não estarão todos os vídeos, alguns estão no canal de Paulo Resende que os realizou.

Com exceção do dia 14 de julho de 2009, que contamos com a presença de uma pessoa da Comissão de Aposentados SNA/RJ, nunca, em tempo algum, o Sindicato Nacional dos Aeronautas mostrou qualquer solidariedade às nossas iniciativas: apolíticas, independentes e apartidárias. (Só para constar nos autos.)

O Movimento ACORDO JÁ! sempre que entender determinado local ou data como oportunidade para mostrar aos fluminenses o drama dos ex-trabalhadores da Varig, demitidos e aposentados e pensionistas, convidará o pessoal a se juntar a essa manifestação/ato/passeata. Em linguagem sóbria e objetiva, sem paternalismos, sem censuras subjacentes.

Não deixarei de mencionar, de memória, correndo o risco de cometer injustiças, tantas outras inciativas individuais:

José Jordão encaminhou centenas de e-mails para autoridades nacionais e internacionais (como o Papa Bento XVI); entregou pessoalmente mensagens para o Papa e para o ex-presidente Lula, quando este esteve numa base militar;

Paulo Resende que quase todos os dias encaminha mensagens para políticos e juízes;

– A população paulistana é lembrada do drama dos ex-trabalhadores da Varig porque Cleia Carvalho e Amaury Guedes vão para as ruas portando faixas e cartazes;

 Adolpho Guichard que, cansado da inércia circundante, chamou o pessoal para uma manifestação em Tramandaí, Rio Grande do Sul, no dia 27 de outubro de 2009:


José Carlos Bolognese, com seus artigos, apelos e mensagens para autoridades nacionais e internacionais;

Muito provavelmente devo ter esquecido de citar algum nome… de antemão, minhas sinceras desculpas.

Well, vamos voltar aos falsos confinados e à narrativa sindical petista.

Atente para a linguagem utilizada na mensagem, sim, para a arrogância de, por exemplo, este pequenino excerto “Nós confinados estamos fazendo a nossa parte.

E segue a censura do Big Brother “Colegas contamos com vocês para nos ajudar fazendo a parte de vocês”. Ou seja, fazer a “parte que me cabe”, para os falsos confinados, é ir para onde e quando eles quiserem. Sei.

Agora, o mais importante, o mais sintomático do geist dessa turma: nem uma mísera letrinha sobre a greve de fome do ex-comissário, José Manuel.

E o que lhes levou a ir para uma sala do Aerus? Tenho para mim que foi, justamente, José Manuel. Sim, eles souberam da intenção de José Manuel no dia 14 de junho de 2013, como afirmou José Manuel neste artigo. “Eu e o Cmte. Lira estivemos presentes ao SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) no dia 14-06-2013.O grifo é de minha responsabilidade. Também aqui.

Aliás, falando em José Manuel, recomendo a audição da entrevista que ele concedeu a Circe Aguiar on behalf deste blogue, a melhor entrevista de José Manuel:


Qual é o objetivo? O foco? Ainda não captei. A não ser uma boa cobertura midiática que logo cansará quando a mídia se aperceber da falta de foco. E “ciao” à credibilidade. Conhece a fábula, de Esopo, “Olha o lobo!”? Pois é, pois é…

Quando precisarmos que alguém nos socorra, de verdade e a sério, ninguém acorrerá ao nosso grito!

Vamos transformar em miúdos:
José Manuel foi para a Greve de Fome porque queria chamar a atenção do ministro presidente do STF para uma pendência que só dependia dele, do ministro Joaquim Barbosa. Este decidiu, lamentavelmente a nosso desfavor, José encerrou o seu protesto.

Ora, qual é a situação dos ex-trabalhadores da Varig, Aposentados e Pensionistas? Estão dependentes do resultado do julgamento do Recurso Extraordinário 571969, ao qual o ministro Barbosa pediu “vistas”. De acordo com o senador petista, Paulo Paim, em discurso no plenário do Senado Federal no dia 11 de junho de 2013, Sua Excelência o Ministro Joaquim Barbosa afirmou que “logo após o recesso a matéria será pautada e julgada”.

Já acabou o recesso?

Então, o que fazem os falsos confinados, a serviço de uma narrativa petista e cutista que só beneficiará a carreira político-sindical da, pelo que eu percebi (não vejo e não acesso) “porta-voz” deles próprios, em se manter nessa falácia vital?

Será porque esta ação, a do Recurso Extraordinário 571969, nada tem a ver com sindicatos cutistas, nem com advogados a serviço de? Eu acho muito que sim. Aliás, o meu grande temor é, na hipótese de a antiga Varig ser vencedora nesse julgamento que o Partido dos Trabalhadores, através dos seus embaixadores plenipotenciários e outros escondidos em sindicatos e escritórios de advocacia, reivindicarem o “direito” de ser “parte negocial”….

No momento em que escrevo estas linhas, me chega mais uma convocação da petista Comissão de Aposentados do RS!

A mesma que poucos dias antes da grande manifestação no Rio (12 de abril de 2013) que, como sempre, não teve o apoio, sequer citação, do Sindicato Nacional dos Aeronautas, soltou um e-mail “esclarecendo” que não havia "fatos novos" que justificassem tais manifestações. Agora correu para chamar o pessoal para sair à rua no passado dia 11 deste mês, para engrossar o número de manifestantes convocados pela CUT e outras centrais sindicais.

Antes de encerrar, sobre "apelos à união":

Eu não tenho que ir para a frente da sede do Aerus, no Rio de Janeiro, nem para o parque xis, ou para a praça ípsilon, decididas pelos falsos confinados, para provar que estou lutando, não! 

Não unidos ao SNA podem, muito bem, domar a besta, vencer batalhas e ganhar a guerra! O esforço e a iniciativa de cada um, não tutelados pelo sindicato petista e cutista, são valiosos e valorosos para  o coletivo. A eles todos a minha eterna gratidão. Não só pela luta, mas pelo respeito que demonstram ter pelos outros: fazem porque acham que deve ser feito, não esperam louros, não se arrimam em firulas e me deixam dormir em paz.

Para concluir: o mundo será infinitamente melhor, mais claro e nítido, quando preferirmos chamar as coisas pelos nomes a chamar nomes às coisas e pessoas.
Título e Texto: JP, 15-7-2013

6 comentários:

  1. ACREDITO PIAMENTE, QUE SE ESTIVESSEMOS UNIDOS DE UMA MANEIRA UNIFORME,COM CERTEZA O SUCESSO VIRIA, CONTUDO, VEJO NO QUE FOI EXPOSTO, QUE SE TRATA DE FAZER UMA POLITICA BARATO, COM INTENCOES DE CADA VEZ MAIS DIVIDIR O GRUPO DE MANEIRA GROSSEIRA, ONDE CONTINUAM E JA DEMONSTRAM ISSO DESDE A PROPENCA COMPRA DA VARIG, SUA INTEIRA INCAPACIDADE DE ATUAR. E PROFUNDAMENTE LAMENTAVEL TAIS PROCEDIMENTOS VINDOS DESSA FACCAO FRACASSADA, TENHO DITO...

    ResponderExcluir
  2. Anônimos não DIZEM nada, só gritam, nada mais.
    O comentário é publicado, não pelo argumentário, que não existe, tampouco por qualquer prurido democrático deste editor, mas, tão somente, para que os leitores apreciem o nível...

    ResponderExcluir
  3. A sua narrativa, Jim, essa sim, é clara, distinta, objetivada e, importantíssimo, de uma coerência singular! Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita, Carlos!
    Abraços./-

    ResponderExcluir
  5. Desconfio piamente que esses senhores, devem ter participado na ocasião, junto com pessoas que estavam lá, do saque do fundo de pensão AERUS para beneficiar a falida Varig. Só isso pode justificar tal ignorância. Para mim, que mantenho certa distância, por motivos de saúde, considero que quem só faz fumaça seria esses senhores da Aprus. Eu que era sócio a anos e nada foi feito em prol dos aposentados assistidos.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-